05/06/2014 | Por Fabio Joaquim | Blog
Os usuários estão acumulando diversas contas, seja em redes sociais, e-mails ou até acessos aos sites preferidos. Com isso, nem sempre é fácil manter a segurança das senhas, principalmente quando se faz o login em dispositivos diferentes: no celular, tablet, PC e computadores públicos. Começar a implementar senhas realmente seguras pode não ser tão fácil, mas não é tarefa impossível.
A On Training já deu diversas dicas sobre como aumentar a segurança dos seus dispositivos, como a instalação de um bom antivírus e a verificação de login em duas etapas. Agora, a desenvolvedora de segurança online PSafe disponibilizou 13 dicas para ajudar os internautas a identificar e solucionar problemas com suas senhas atuais, bem como alternativas para proteger suas contas.
1) Não tem jeito: é preciso ter senhas diferentes para cada site, conta de e-mail ou rede social que você acessa regularmente.
2) Altere suas senhas, no mínimo, a cada 90 dias.
3) Palavras comuns do cotidiano, como cachorro, mesa, coração, são facilmente desvendadas por programas para a quebra de senha. Nunca as use.
4) Não use palavras e/ou números facilmente associadas com você, como por exemplo sua data de nascimento ou aniversário de familiares, nomes de animais de estimação, endereço onde mora ou morou.
5) Evite expressões com alto valor moral para algumas pessoas, tais como “amor”, “fé, “Deus” ou “Jesus”. Da mesma forma, não use nomes de marcas famosas ou celebridades.
6) Se precisar ter um relatório com todas as suas senhas, salve o arquivo em um pen drive USB ou disco externo e deixe-o longe do computador, em um local seguro, sem acesso à Internet. Nunca escreva suas senhas em papel ou crie um documento salvo no seu computador ou na nuvem.
7) Crie senhas com no mínimo oito caracteres, misturando letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos especiais. Quanto mais caracteres sua senha tiver, melhor.
8) Coloque frases como senhas. Podem ser um trecho de música, uma linha de poesia ou um ditado popular, que são fáceis de serem memorizadas e ao mesmo tempo difíceis de serem quebradas.
9) Use diferentes navegadores para diferentes atividades online. Por exemplo: Google Chrome , para acessar redes sociais e e-mail, Mozilla Firefox para navegação web e PSafe Internet para transações bancárias. Evite enviar informações pessoais ou senhas a partir do browser que você usa para navegar.
10) Em sites e programas que incluem pergunta de segurança, coloque como resposta algo que não se relacione com a questão. Se ela pede o nome da cidade onde você nasceu, digite a primeira linha do hino nacional, por exemplo.
11) Caso você use o Gmail, ative a verificação em duas etapas. Fazendo isso, cada vez que você digitar a sua senha de e-mail, o Google enviará automaticamente uma sequência de código para o seu celular para confirmar sua identidade.
12) Evite o uso de redes Wi-Fi abertas. Se você tem uma rede sem fio em sua casa ou escritório, proteja-a com uma senha forte para evitar invasão por pessoas não autorizadas.
13) Instale antivírus no seu computador e mantenha o software atualizado. Esses programas são essenciais para evitar que terceiros acessem seus dados e corrompam sua máquina.
Fonte: TechTudo
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