04/12/2014 | Por Fabio Joaquim | Blog
O CERT.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil) disponibilizou um fascículo que explica o processo de verificação ou autenticação em duas etapas. O capítulo faz parte da Cartilha de Segurança para Internet. Confira aqui.
Os tipos mais comuns do procedimento são os códigos de verificação, que podem ou não ser específicos; o token gerador de senhas; o cartão de segurança; o dispositivo confiável; a lista de códigos de reserva/backup e a chave de recuperação. Cada um deles é descrito no novo fascículo, que explica também os cuidados que o usuário deve ter ao utilizar cada um deles.
Ainda que sejam muito utilizadas para autenticação em sites, as senhas nem sempre são seguras o suficiente para garantir a identidade do usuário. “Casos como os da invasão de contas de celebridades de Hollywood, que tiveram sua intimidade exposta, poderiam ter sido evitados se a verificação em duas etapas tivesse sido utilizada”, explica Miriam Von Zuben, analista de segurança do centro.
Para tornar sua senha segura, Miriam destaca combinações que o usuário deve evitar: qualquer tipo de dado pessoal, sequências de teclado e palavras que façam parte de listas publicamente conhecidas como nomes de músicas e times de futebol. Números aleatórios, uma grande quantidade de caracteres e diferentes tipos deles, por outro lado, podem contribuir para um código menos vulnerável.
A Cartilha de Segurança para Internet está disponível aqui. Além de “Verificação em duas etapas”, o arquivo traz fascículos sobre contas e senhas, códigos maliciosos, internet banking, dispositivos móveis, privacidade nas redes sociais, entre outros.
Fonte: Olhar Digital
Android Aplicativo Aplicativos Apple Atalhos Avançado Bateria Brasil Básico Celular Computador Copa do Mundo Dicas Download Excel Facebook Formatação Funções Gmail Google Gráficos Intermediário Internet IOS iPhone Marco Civil Microsoft Outlook Power BI PowerPoint Redes Sociais Segredos Segurança Senhas Smartphone Smartphones Tecnologia Treinamentos Corporativos Twitter Uber Vídeo Aula Vírus WhatsApp Windows Word
Desenvolvido por Danxia Publicidade.