30/10/2015 | Por Fabio Joaquim | Blog
Nos últimos dias, uma notícia circulou pela internet informando que o WhatsApp passaria a notificar usuários quando houvesse uma captura de tela durante a conversa. Com isso, o app funcionaria de forma semelhante ao Snapchat, que avisa aos usuários quando suas mensagens são printadas.
A notícia, contudo, é improvável. Ela foi divulgada pelo site Portal Atualizado, do Amazonas, e não cita nenhuma fonte. Buscas no Google por outros sites com notícias semelhantes também não trazem resultados relevantes.
O Portal Atualizado também não fez muito para dar credibilidade à própria notícia. Ontem, o site que fez circular o boato tuitou uma foto mostrando a própria audiência e agradecendo os leitores – algo pouco usual entre sites mais confiáveis. Desde então, o site apagou o tweet.
Tudo indica, portanto, que trata-se de um boato divulgado pelo site, principalmente para aumentar a própria audiência, mas sem qualquer indício mais concreto de tratar-se de uma mudança real.
Além da ausência de fontes, tal atualização não faria sentido: o WhatsApp não notifica usuários quando mensagens suas são encaminhadas a outros, então notificar apenas os prints não mudaria nada. Além disso, o Whatsapp, diferentemente do Snapchat, guarda registros de todas as conversas (permitindo inclusive que os usuários guardem cópias no Google Drive).
Entramos em contato com o WhatsApp nos Estados Unidos mas, até o momento, não obtivemos nenhuma resposta quanto ao rumor.
Foi provavelmente por isso que, poucos dias depois, o mesmo site divulgou um boato semelhante, segundo o qual o Instagram passaria a ter uma função “visitantes recentes”. Semelhante à do falecido Orkut, a função permitiria aos usuários ver quem visitou sua página recentemente. Assim como o boato anterior, ele não vinha acompanhado de quaisquer fontes.
ATUALIZAÇÃO: O Portal Atualizado enviou uma nota ao Olhar Digital confirmando que tanto a notícia sobre o Whatapp quanto a do Instagram eram falsas. Segundo o Portal, o repórter responsável por ambas as notícias, Hugo Santos, foi demitido na manhã desta quarta-feira. O site informou que em breve publicará uma errata sobre a situação.
Android Aplicativo Aplicativos Apple Atalhos Avançado Bateria Brasil Básico Celular Computador Copa do Mundo Dicas Download Excel Facebook Formatação Funções Gmail Google Gráficos Intermediário Internet IOS iPhone Marco Civil Microsoft Outlook Power BI PowerPoint Redes Sociais Segredos Segurança Senhas Smartphone Smartphones Tecnologia Treinamentos Corporativos Twitter Uber Vídeo Aula Vírus WhatsApp Windows Word
Desenvolvido por Danxia Publicidade.