Então, aqui está o meu top 5 de coisas para se evitar ao desenvolver uma solução de planilha para que você possa resolver quaisquer problemas e fazer a sua planilha tão eficiente quanto possível.
1. As (malditas) células mescladas.
Eles podem parecer boas, mas elas podem estragar a funcionalidade da planilha de vocês, incluindo perder a capacidade de classificar os dados corretamente ou executar códigos em VBA, pois não lidam com células mescladas muito bem. Você também perderá a funcionalidade de dados normais em Excel; tendo problemas em grandes funções e recursos, tais como tabelas dinâmicas, SOMASE, CONT.SE, etc. e a lista vai longe!. Se você quiser usar Auto Preenchimento, você não terá nenhuma chance com células unidas e não espere ser capaz de copiar e colar também.
2. linhas e colunas ocultas (para quê?).
A menos que você realmente precisa para ocultar quaisquer linhas ou colunas, apenas não use. Por que, bem, porque eles estão escondidos! Eles podem confundir os usuários que estão tentando seguir a lógica de uma planilha, os usuários não podem vê-los, deletar dados por engano, mas o Excel ainda vai usar essas células em cálculos que podem aparecer para os usuários causando dados errôneos. Eles também podem causar problemas com a importação de novos dados em sua pasta de trabalho e problemas com o código VBA.
3. Evite células em branco, linhas e colunas (os irritantes VAZIOS).
Você não pode sempre ter um valor para cada célula no sua pasta de trabalho, mas deixando as células completamente em branco temos um enorme impacto sobre algumas funções no Excel. Por exemplo -AUTOSOMA ou usar filtragem com células em branco vai afetar os cálculos do Excel. Se você tiver espaços em branco, considere sempre usar zeros ou um valor descritivo apropriado, como NA.
4. Evite lotes de funções voláteis (Ai, que planilha lenta…).
A função volátil é aquele que recalcula a cada vez que uma pasta de trabalho for alterada. Estes incluem AGORA(), HOJE (), e as funções de deslocamento, como DESLOC, PROCV, ÍNDICE. Se você usar quantidades múltiplas ou grandes volumes destes em uma pasta de trabalho acabará por começar a retardá-la.
5. Evite fórmulas complexas desnecessárias.
Uma coisa que eu aprendi através do desenvolvimento de soluções de planilhas para os usuários é que (eventualmente) queremos ver todos os trabalhos de uma fórmula. Por exemplo, uma fórmula de vendas típica:
= (Preço * QuantidadeDeVendas) – (Preço * QuantidadeDeVendas) * Desconto + (Preço * QuantidadeDeVendas) * Imposto
Os usuários vão querer saber os Totais do Valor das Vendas, os Totais com Desconto e Imposto sobre o Valor das Vendas e esses são exibidos em colunas separadas. Este é o lugar onde nós podemos quebrar os componentes da fórmula em fórmulas menores em suas próprias colunas ou o que chamamos de ‘colunas’ auxiliares. Se você pode aumentar a transparência dos cálculos que fará a lógica da planilha mais fácil para os usuários a seguir, resultando em menos consultas.
Estes são os meus top 5 com relação a construção de uma planilha.
Artigo original em http://www.windowstalk.org/2015/01/5-excel-tips/?utm_source=feedburner&utm_medium=twitter&utm_campaign=Feed%3A+Windowstalkorg+%28WindowsTalk.org%29