17/06/2014 | Por Fabio Joaquim | Blog
A Tecnologia da Linha do Gol (TLG) foi usada pela primeira vez em uma Copa do Mundo para validar um gol, no último domingo (15). No jogo entre França e Honduras, no estádio Beira-Rio em Porto Alegre, a tecnologia conseguiu detectar que a bola cruzou totalmente a linha do gol e levou apenas um segundo para avisar ao árbitro que o segundo gol da equipe francesa foi legal.
A polêmica aconteceu no segundo tempo da partida em um lance feito pelo camisa 10 francês, Karim Benzema. O jogador chutou em direção ao gol mas a bola bateu na trave e depois foi agarrada pelo goleiro. Afinal, a bola entrou ou não? Nesse momento entrou em ação a Tecnologia da Linha de Gol (ou Goal Line Technology, em inglês) que confirmou a decisão do árbitro e validou o gol.
Os 12 estádios brasileiros que receberão os jogos deste mundial estão equipados com a TLG. O recurso funciona com sete câmeras apontadas diretamente para o gol, com o objetivo de captar todos os ângulos possíveis de entrada da bola no gol. No momento em que a bola passa por, pelo menos, 30 centímetros de distância da linha fatal, a TLG informa ao árbitro da validade do gol e exibe a análise no telão do estádio em quatro dimensões (4D).
A tecnologia também foi utilizada pela Fifa no Mundial de Clubes 2012/2013 e na Copa das Confederações 2013. A TLG, no entanto, tem sido alvo de polêmica no mundo do futebol. Apesar de fornecer dados conclusivos para uma partida, há quem prefira manter o futebol o mais natural possível, sem interferência tecnológica.
Por outro lado, os que apoiam o uso da TLG argumentam que a tecnologia ajuda a prevenir injustiças dentro de campo, como a partida emblemática entre Inglaterra e Alemanha na Copa do Mundo de 2010, nas oitavas de final.
O árbitro Jorge Larrionda e o assistente Mauricio Espinosa invalidaram o gol do meia Frank Lampard contra a Alemanha depois da bola bater no travessão e cruzar a linha do gol. Após o erro, a Inglaterra não conseguiu reagir e acabou sendo goleada por 4 a 1. O resultado fez com que o time desse adeus à Copa do Mundo.
Fonte: TechTudo
Android Aplicativo Aplicativos Apple Atalhos Avançado Bateria Brasil Básico Celular Computador Copa do Mundo Dicas Download Excel Facebook Formatação Funções Gmail Google Gráficos Intermediário Internet IOS iPhone Marco Civil Microsoft Outlook Power BI PowerPoint Redes Sociais Segredos Segurança Senhas Smartphone Smartphones Tecnologia Treinamentos Corporativos Twitter Uber Vídeo Aula Vírus WhatsApp Windows Word
Desenvolvido por Danxia Publicidade.