07/11/2014 | Por Fabio Joaquim | Blog
Desde o primeiro dia de novembro as operadoras precisam respeitar limites de velocidade de internet que são mais favoráveis aos consumidores. E você, cliente, tem como descobrir se isso está sendo cumprido.
As empresas agora devem garantir, em média, 80% da velocidade contratada e 40% da velocidade na transmissão instantânea. Os percentuais valem tanto para download quanto upload.
Para saber se sua operadora está em linha com o que determina a nova regra, basta acessar o site da Entidade Aferidora da Qualidade de Banda Larga (EAQ), com o Java instalado, e clicar em “Faça seu teste agora” – o processo leva apenas alguns minutos e a página também é capaz de analisar a banda larga móvel.
A entrega mínima do serviço é permitida porque as operadoras informam – em pequenas letras em meio a grandes contratos – que pode haver variação de velocidade na internet, o que abre brecha para que elas ofereçam menos do que o total contratado.
Mas, como elas são obrigadas a fornecer essa média estabelecida pela Anatel, o consumidor pode visitar o site da EAQ constantemente e acompanhar a prestação do serviço. Caso note que ele não está sendo cumprido, basta acionar a empresa, o Procon e, por fim, a própria Anatel.
Se as velocidades estiverem abaixo do mínimo, o cliente pode pedir ressarcimento ou cancelar o contrato sem multa, de acordo com uma liminar concedida em resposta a uma ação pública aberta pelo Idec em 2010 .
Fonte: Olhar Digital
Android Aplicativo Aplicativos Apple Atalhos Avançado Bateria Brasil Básico Celular Computador Copa do Mundo Dicas Download Excel Facebook Formatação Funções Gmail Google Gráficos Intermediário Internet IOS iPhone Marco Civil Microsoft Outlook Power BI PowerPoint Redes Sociais Segredos Segurança Senhas Smartphone Smartphones Tecnologia Treinamentos Corporativos Twitter Uber Vídeo Aula Vírus WhatsApp Windows Word
Desenvolvido por Danxia Publicidade.