12/03/2015 | Por Fabio Joaquim | Blog
Os passaportes em formato de carteira vão ficar obsoletos até 2019, afirmam pesquisadores do Juniper Research. Dentro de quatro anos, cerca de 1,5 bilhão de “passaportes digitais” passarão a existir. Os cartões, assim, serão exibidos por telas de smartphones ou de tablets. Significa que um em cada três passageiros vai aposentar o tradicional passaporte de papel.
Até o final deste ano, em torno de 745 milhões de passaportes digitais deverão ser distribuídos. Segundo a pesquisa, a atualização do documento para as plataformas eletrônicas móveis será feita principalmente por quem costuma viajar a negócios; quem voa eventualmente a lazer não deverá abandonar os passaportes comuns tão cedo.
Atualmente, 53% das companhias aéreas contam com sistemas que permitem o uso de passaportes digitais. Conforme dados publicados pelo setor de informática da SITA, esse percentual deverá aumentar para 91% até 2017. Os principais usuários atuais de aplicativos compatíveis com sistemas virtuais de voo moram nos EUA e em países da Europa e Ásia.
A tecnologia usada pelas empresas de voo consiste na validação de um código de barras ou QR. Mas essa forma de comunicação também parece estar prestes a ser extinta. É que, também de acordo com a Juniper, os recursos NFC dos celulares é que será aprimorada. “Mas essa transição não será atrasada apenas em função do sucesso dos passes em códigos de barra; há ainda a necessidade de se conseguir apoio e aprovação por parte das empresas aéreas pelo mundo todo”, explica o pesquisador Nitin Bhas.
Fonte: TecMundo
Android Aplicativo Aplicativos Apple Atalhos Avançado Bateria Brasil Básico Celular Computador Copa do Mundo Dicas Download Excel Facebook Formatação Funções Gmail Google Gráficos Intermediário Internet IOS iPhone Marco Civil Microsoft Outlook Power BI PowerPoint Redes Sociais Segredos Segurança Senhas Smartphone Smartphones Tecnologia Treinamentos Corporativos Twitter Uber Vídeo Aula Vírus WhatsApp Windows Word
Desenvolvido por Danxia Publicidade.