04/01/2016 | Por Fabio Joaquim | Blog
Uma pesquisa realizada pela Karspersky Lab mostra que a tecnologia está fazendo com que as pessoas se esqueçam cada vez mais das coisas. O fenômeno, que recebe o nome de “Amnésia Digital”, é resultado da diminuição do intervalo médio de atenção das pessoas, que caiu para 8 segundos. Ele é agravado pela facilidade para encontrar dados na internet e pode contribuir para a perda de memórias importantes no cérebro.
O estudo entrevistou 6 mil consumidores de diversos países, com idade a partir de 16 anos, e comprovou que 36% das pessoas recorrem imediatamente à internet ao serem questionadas sobre algum tema, antes mesmo de tentarem responder sozinhas. 24% das pessoas afirmaram que esquecem uma informação depois de utilizá-la e 12% disseram acreditar que os dados estarão sempre disponíveis.
Especialistas apontam que a falta de uso de informações armazenadas na memória – o que acontece quando alguém prefere usar a internet para responder a qualquer questionamento – pode resultar no desaparecimento dessas memórias.
“Nosso cérebro parece reforçar a memória cada vez que ela é lembrada e, ao mesmo tempo, esquecer as lembranças irrelevantes que nos distraem. Pesquisas anteriores demonstraram que a evocação ativa das informações é uma maneira muito eficiente de criar uma memória permanente. Por outro lado, a repetição passiva – que acontece quando pesquisamos a mesma informação várias vezes na internet – não cria uma memória sólida e duradoura. Com base nessa pesquisa, pode-se afirmar que a tendência de procurar informações antes de tentar lembrá-las impede a formação de memórias de longo prazo”, conta Dra. Maria Wimber, docente da Faculdade de Psicologia da Universidade de Birmingham.
Fonte: Olhar Digital
Android Aplicativo Aplicativos Apple Atalhos Avançado Bateria Brasil Básico Celular Computador Copa do Mundo Dicas Download Excel Facebook Formatação Funções Gmail Google Gráficos Intermediário Internet IOS iPhone Marco Civil Microsoft Outlook Power BI PowerPoint Redes Sociais Segredos Segurança Senhas Smartphone Smartphones Tecnologia Treinamentos Corporativos Twitter Uber Vídeo Aula Vírus WhatsApp Windows Word
Desenvolvido por Danxia Publicidade.