18/08/2015 | Por Fabio Joaquim | Blog
RIO — A discussão sobre se jogos de videogame violentos provocam comportamentos agressivos em seus jogadores não é nova, e existe uma longa lista de estudos a favor e contrários a esta tese. O mais recente deles, publicado pela Associação Americana de Psicologia, afirma que, sim, esses jogos influenciam negativamente os seus jogadores.
O levantamento analisou cerca de 300 estudos sobre o tema, publicados entre 2005 e 2013, e concluiu que a exposição a jogos de videogame violentos é um “fator de risco” para o aumento da agressividade entre jogadores.
“A pesquisa demonstra uma relação consistente entre o uso de jogos de videogame violentos e o aumento de comportamentos agressivos e de cognição agressiva, e uma diminuição de comportamentos sociáveis, empatia e sensibilidade a agressões”, afirma o estudo, que ressalta ainda que nenhuma influência sozinha levou alguém a se tornar mais violento, mas sim “uma acumulação de fatores de risco”.
Os especialistas também deixaram explícito que não há evidências suficientes para concluir que jogos como “GTA” e “Call of Duty” levam os jogadores a realizar atos criminosos.
— Sabemos que existem diversos fatores de risco que levam a um comportamento agressivo. O que os pesquisadores precisam fazer agora é conduzir estudos que observem os efeitos dos videogames nas pessoas que já apresentam propensão a um comportamento agressivo ou violento devido a uma combinação de riscos — afirma Mark Applebaum, um dos responsáveis pela pesquisa.
Diante do resultado, a Associação Americana de Psicologia recomendou aos criadores dos jogos eletrônicos que eles devem aumentar os níveis de controles parentais sobre a quantidade de violência que os títulos possuem.
Fonte: O Globo
Android Aplicativo Aplicativos Apple Atalhos Avançado Bateria Brasil Básico Celular Computador Copa do Mundo Dicas Download Excel Facebook Formatação Funções Gmail Google Gráficos Intermediário Internet IOS iPhone Marco Civil Microsoft Outlook Power BI PowerPoint Redes Sociais Segredos Segurança Senhas Smartphone Smartphones Tecnologia Treinamentos Corporativos Twitter Uber Vídeo Aula Vírus WhatsApp Windows Word
Desenvolvido por Danxia Publicidade.