07/10/2014 | Por Fabio Joaquim | Blog
Fazer o download da segunda via de boletos eletrônicos pode levar a um golpe bancário pela internet. Muitas vezes, os dados do código de barras são alterados e o valor pago acaba sendo repassado para a conta de criminosos.
Outro indício de fraude são as ligações telefônicas que informam sobre a necessidade de trocar boletos cujos valores foram cobrados indevidamente. Durante a ligação, o próprio consumidor passa os dados do boleto original para o criminoso, que emite um documento novo com a alteração do destinatário.
Para evitar cair nesses golpes, confira sempre se o código da parte de cima da fatura é o mesmo que o da parte de baixo. Se necessária, a segunda via do boleto deve ser solicitada diretamente do site do banco emissor, com CNPJ da empresa, valor e data de vencimento no título.
Caso seja vítima de um crime semelhante, o consumidor deve contatar a empresa, comprovando os pagamentos realizados. Ainda que seja uma fraude de terceiros, a responsabilidade é da empresa porque o cliente não possui meios para identificá-la.
De acordo com a associação de consumidores PROTESTE, também há casos de envios de falsas faturas de cartão de crédito. As correspondências possuem todos os dados corretos do consumidor, com compras realizadas e sem aparente violação. Nestes episódios, verifique o código de barras da fatura e compare com os meses anteriores; o número deve ser sempre o mesmo.
Confira mais dicas que ajudam a detectar uma fraude:
Fonte: Olhar Digital
Android Aplicativo Aplicativos Apple Atalhos Avançado Bateria Brasil Básico Celular Computador Copa do Mundo Dicas Download Excel Facebook Formatação Funções Gmail Google Gráficos Intermediário Internet IOS iPhone Marco Civil Microsoft Outlook Power BI PowerPoint Redes Sociais Segredos Segurança Senhas Smartphone Smartphones Tecnologia Treinamentos Corporativos Twitter Uber Vídeo Aula Vírus WhatsApp Windows Word
Desenvolvido por Danxia Publicidade.