28/05/2013 | Por Fabio Joaquim | Blog
Olá amigos, hoje vou trazer uma dica sensacional: O poder do atalho CTRL+ENTER no Excel, este atalho é utilíssimo! Ele é utilizado para preencher várias células de uma única vez (preencher com constantes ou fórmulas), sem a necessidade de fazer a cópia separadamente.
Exemplo 1:
Copiando uma fórmula para um intervalo de células de uma única vez.
Monte a seguinte planilha:
Neste exemplo calcularemos a situação da produção por Estado. Se a Produção for menor que a meta, então aparecerá Abaixo da Meta, senão aparecerá Acima da Meta. Selecione o intervalo onde deverá aparecer a situação do Estado calculada e comece a fazer a fórmula:
Para confirmar sua fórmula, não pressione ENTER, ao invés disso, pressione CTRL+ENTER. Pronto, a fórmula foi copiada para todo o bloco de células selecionado.
Exemplo 2:
Como podemos copiar uma constante para um bloco de células.
Na planilha abaixo temos o número de vendas de 5 produtos por filial.
Em algumas filiais, alguns produtos não tiveram vendas. Precisamos preencher as células vazias com o número 0 (Zero).
1. Selecione o intervalo de células que serão preenchidos.
2. Agora vamos selecionar dentro deste bloco selecionado as células em branco, para isso iremos usar o comando Ir para, Especial (tecla F5) ou Aba Página Inicial (Início), Localizar e Selecionar, Ir para Especial.
4. Opção Em branco.
Com isso, teremos a seguinte seleção:
5. Para terminar, digite o número 0 (Zero) na célula ativa.
6. Para preencher todas as células selecionadas com o mesmo valor CTRL+ENTER.
Exemplo3:
Esse próximo exemplo é útil quando se importa arquivo de Texto (.TXT) para o Excel e algumas células estão vazias.
No exemplo temos um pequeno cadastro de pedidos que mostra o Estado em que foi feito o pedido, o vendedor e o Valor.
O Estado e o Vendedor aparecem cadastrados apenas a primeira vez que aparecem. Precisamos fazer um relatório que demostre o valor faturado por Estado e/ou por Vendedor. Para isso temos que preencher todas as células vazias com seus respectivos Estados e Tipos.
Vamos utilizar o mesmo aprendizado do Exemplo anterior.
1. Selecionar o bloco a ser preenchido (nesse caso podemos usar o atalho CTRL +T para selecionar o bloco rapidamente).
2. Novamente, vamos selecionar dentro deste intervalo selecionado as células em branco, para isso iremos usar o comando Ir para, Especial (tecla F5) ou Aba Página Inicial (Início), Localizar e Selecionar, Ir para Especial.
3. Se você usou o atalho, clique no botão Especial.
4. Agora, escolha a Opção, Em branco.
O Excel deixará dentro do bloco uma célula ativa (a primeira célula vazia a direita da área selecionada).
Nessa célula deveremos copiar o conteúdo da célula de cima com uma fórmula.
Basta digitar o sinal de = (igual) para começar a fórmula e depois clique na célula de cima para fazer referência a célula de cima que está preenchido com Pedro.
Para preencher todas as células selecionadas com a fórmula CTRL+ENTER.
Pronto! Todo o intervalo foi preenchido facilmente! Surpreso, espantado? O Excel é maravilhoso!!! Gostou deste post? Curta, compartilhe, comente aqui embaixo.
Espero que vocês tenham gostado muito deste exemplo. Aproveitem bastante o uso do CTRL+ENTER.
Um grande abraço, obrigado pela visita e até a próxima!
Android Aplicativo Aplicativos Apple Atalhos Avançado Bateria Brasil Básico Celular Computador Copa do Mundo Dicas Download Excel Facebook Formatação Funções Gmail Google Gráficos Intermediário Internet IOS iPhone Marco Civil Microsoft Outlook Power BI PowerPoint Redes Sociais Segredos Segurança Senhas Smartphone Smartphones Tecnologia Treinamentos Corporativos Twitter Uber Vídeo Aula Vírus WhatsApp Windows Word
Desenvolvido por Danxia Publicidade.