28/05/2013 | Por | Blog


Olá amigos, hoje vou trazer uma dica sensacional: O poder do atalho CTRL+ENTER no Excel, este atalho é utilíssimo! Ele é utilizado para preencher várias células de uma única vez (preencher com constantes ou fórmulas), sem a necessidade de fazer a cópia separadamente.

Exemplo 1:

Copiando uma fórmula para um intervalo de células de uma única vez.

Monte a seguinte planilha:

IMG01

Neste exemplo calcularemos a situação da produção por Estado. Se a Produção for menor que a meta, então aparecerá Abaixo da Meta, senão aparecerá Acima da Meta. Selecione o intervalo onde deverá aparecer a situação do Estado calculada e comece a fazer a fórmula:

IMG02

 

Para confirmar sua fórmula, não pressione ENTER, ao invés disso, pressione CTRL+ENTER. Pronto, a fórmula foi copiada para todo o bloco de células selecionado.

IMG03

Exemplo 2:

Como podemos copiar uma constante para um bloco de células.

Na planilha abaixo temos o número de vendas de 5 produtos por filial.

Em algumas filiais, alguns produtos não tiveram vendas. Precisamos preencher as células vazias com o número 0 (Zero).

IMG04

1. Selecione o intervalo de células que serão preenchidos.

IMG05

2. Agora vamos selecionar dentro deste bloco selecionado as células em branco, para isso iremos usar o comando Ir para, Especial (tecla F5) ou Aba Página Inicial (Início), Localizar e Selecionar, Ir para Especial.

IMG06

4. Opção Em branco.

IMG07

Com isso, teremos a seguinte seleção:

IMG08

5. Para terminar, digite o número 0 (Zero) na célula ativa.

IMG09

6. Para preencher todas as células selecionadas com o mesmo valor CTRL+ENTER.

IMG10

Exemplo3:

Esse próximo exemplo é útil quando se importa arquivo de Texto (.TXT) para o Excel e algumas células estão vazias.

IMG11

No exemplo temos um pequeno cadastro de pedidos que mostra o Estado em que foi feito o pedido, o vendedor e o Valor.

O Estado e o Vendedor aparecem cadastrados apenas a primeira vez que aparecem. Precisamos fazer um relatório que demostre o valor faturado por Estado e/ou por Vendedor. Para isso temos que preencher todas as células vazias com seus respectivos Estados e Tipos.

Vamos utilizar o mesmo aprendizado do Exemplo anterior.

1. Selecionar o bloco a ser preenchido (nesse caso podemos usar o atalho CTRL +T para selecionar o bloco rapidamente).

2. Novamente, vamos selecionar dentro deste intervalo selecionado as células em branco, para isso iremos usar o comando Ir para, Especial (tecla F5) ou Aba Página Inicial (Início), Localizar e Selecionar, Ir para Especial.

3. Se você usou o atalho, clique no botão Especial.

4. Agora, escolha a Opção, Em branco.

IMG12

O Excel deixará dentro do bloco uma célula ativa (a primeira célula vazia a direita da área selecionada).

Nessa célula deveremos copiar o conteúdo da célula de cima com uma fórmula.

Basta digitar o sinal de = (igual) para começar a fórmula e depois clique na célula de cima para fazer referência a célula de cima que está preenchido com Pedro.

IMG13

Para preencher todas as células selecionadas com a fórmula CTRL+ENTER.

IMG14

Pronto! Todo o intervalo foi preenchido facilmente! Surpreso, espantado? O Excel é maravilhoso!!! Gostou deste post? Curta, compartilhe, comente aqui embaixo.

Espero que vocês tenham gostado muito deste exemplo. Aproveitem bastante o uso do CTRL+ENTER.

Um grande abraço, obrigado pela visita e até a próxima!

Últimos Posts

Tags

Increva-se para novidades

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Whatsapp
  • Youtube
Fale conosco pelo whatsapp