08/11/2010 | Por Fabio Joaquim | Blog
Olá Pessoal!
Vou começar a mesclar as coisas por aqui. Não posso apenas dar dicas muito básicas para vocês, desta vez, falarei para o pessoal mais avançado.
Quem aí já teve a necessidade de fazer um PROCV com 2 critérios ou mais? Vou mostrar um exemplo do que quero dizer:
Muitos ensinariam aqui que você deve criar uma coluna extra, concatenar as duas ou mais chaves desejadas para realizar o PROCV. Vou fazer diferente e tenho certeza que vocês vão adorar:
Primeiro, crie uma área onde você vai informar os critérios:
Agora você precisa criar uma função que analise os critérios e a nossa tabelinha. Vamos lá?
Vamos trabalhar com duas funções que quando se juntam, vira uma festa: ÍNDICE E CORRESP. Na célula F4 digite =ÍNDICE(B2:B9;CORRESP(F2&F3;A2:A9&C2:C9;0)) e ao final pressione CRTL + SHIFT + ENTER para transformar esta função em uma matricial.
Depois do CRTL + SHIFT + ENTER ficará assim:
Vamos aos detalhes: A função ÍNDICE permite localizar um valor em uma matriz a partir de sua posição de linha e coluna. A matriz é de B2 até B9, você não sabe a linha onde a informação está, portanto, você precisa de algum recurso que permite localizar a posição do item ou no nosso caso itens que você pesquisa. Usaremos então CORRESP que vai pesquisar o conteúdo de F2 concatenado com F3, na matriz A2 até A9 concatenado com C2 até C9 com resultado exato (por isso o zero no final da função). Como não me interessa a coluna desejada, ignoro esta opção na minha função ÍNDICE. Pressiono CTRL + SHIFT + ENTER para gerar uma função matricial e pronto. Você acaba de encontrar o resultado da concatenação de dois critérios, sem usar PROCV.
Por essa você não esperava não é? Espero poder ajudar vocês em breve, mais e mais, comentem, divulguem, entrem em contato, pois este blog é para vocês.
Forte abraço! Auf Wiedersehen!
Desenvolvido por
Danxia Publicidade.