04/03/2015 | Por Fabio Joaquim | Blog
Em uma análise feita pela sob medida para o Mobile World Congress 2015, a Ericsson revelou que, apesar das vastas opções de aplicativos para celular que utilizam a conexão dos usuários, mais da metade do tráfego de dados móvel está concentrado em cerca de cinco apps. A pesquisa foi feita nos Estados Unidos, na Coreia do Sul e na Espanha, mas a tendência se reflete por diversos outros países, incluindo o Brasil. Como não poderia deixar de ser, a predominância de uso fica nas mãos das redes sociais e dos softwares de streming de vídeo.
O relatório da empresa sueca revela que esses aplicativos representam cerca de dois terços de todo o tráfego de aplicativos em redes mobile. Dentro do top 3, o segundo e terceiro lugares variam conforme a região, com o Netflix e o YouTube pegando essas vagas nos EUA, enquanto o público da Coreia do Sul utilizou mais soluções locais, como o aplicativo da TV colaborativa AfreecaTV e o do portal de busca NAVER. Dá para imaginar quem é o vencedor unânime em todas as localidades?
Sim, o Facebook é responsável por encabeçar essa lista, com parcelas de uso de dados móveis que podem ir de 16% a 36% do total em cada país. No Brasil, por exemplo, o app da rede social de Mark Zuckerberg abocanha 28% do tráfego de internet móvel. Esse número faz com que ele deixe para trás a versão mobile do navegador Chrome (16%), o aplicativo do YouTube (15%), o queridinho WhatsApp (13%) e até o paraíso das selfies no país, o Instagram (6%).
Ainda segundo a pesquisa, a expectativa é que o tráfego de dados em si tenha um crescimento de 45% ao ano, até 2020. A principal causa disso é o número cada vez maior de celulares no mercado, com telas maiores e mais capacitados a servirem de plataforma para a exibição de vídeos – que tendem a ser produzidos com qualidade progressivamente maior. Compartilhamentos em redes sociais populares, como Facebook e Twitter, ainda ajudam as produções em vídeo a se tornar parte da rotina de quem navega na tela do smartphone.
Para os brasileiros, resta torcer para que as operadoras deem conta da demanda dos usuários e ofereçam uma conexão móvel de qualidade – se possível, a preços justos. Quais os aplicativos que mais consomem a sua internet no celular? Deixe seu comentário.
Android Aplicativo Aplicativos Apple Atalhos Avançado Bateria Brasil Básico Celular Computador Copa do Mundo Dicas Download Excel Facebook Formatação Funções Gmail Google Gráficos Intermediário Internet IOS iPhone Marco Civil Microsoft Outlook Power BI PowerPoint Redes Sociais Segredos Segurança Senhas Smartphone Smartphones Tecnologia Treinamentos Corporativos Twitter Uber Vídeo Aula Vírus WhatsApp Windows Word
Desenvolvido por Danxia Publicidade.