10/03/2015 | Por Fabio Joaquim | Blog
A agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) inicia a partir desta terça-feira (10) a aplicação de uma série de novas medidas destinadas a melhorar a vida de quem usa serviços de operadoras no Brasil.
Trata-se de uma nova etapa do Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações, que garante direitos em áreas como contrato, chamadas, planos de crédito e promoções oferecidas. Em 2014, a primeira fase do plano entrou em ação, obrigando as operadoras a entregarem histórico de demandas dos últimos três anos, entre outras novidades O retorno de ligações derrubadas estava previsto, mas foi burlado pelas companhias.
A segunda fase do regulamento vale para telefonia fixa e móvel, além de TV por assinatura, começa imediatamente — e você pode conferir a lista logo abaixo. Já as próximas implementações serão realizadas somente em setembro de 2015. Confira aqui todas as etapas do processo.
O site da operadora deve disponibilizar uma seção aos consumidores com consulta ao contrato assinado, além de informações completas sobre o plano de serviço vinculado à conta. Nesse setor, deve ser possível consultar históricos de cobranças e demandas, perfil de consumo e registro de reclamações.
Relatórios de chamadas, volume de dados utilizados e limites de franquias também precisam constar na área por até seis meses após o final do contrato, com consulta liberada ao cliente.
Insatisfeito com o seu plano de chamadas e dados? Será que a sua operadora não possui uma oferta mais chamativa e que casa melhor com o seu consumo? A partir de agora, a empresa será obrigada a fornecer uma comparaão entre promoções e serviços ofertados. Assim, você não só terá acesso a tudo o que tem direito pelo que está pagando, mas também ganha a possibilidade de mudar de contrato a qualquer momento.
Se você ligar para a operadora para cancelar contratos, assinar um novo plano ou fazer dúvidas e reclamações, há uma nova ordem: essas chamadas telefônicas serão todas gravadas.
Se o cliente solicitar a gravação por qualquer canal de comunicação com a companhia, uma cópia deve ser fornecida em até dez dias.
Fonte: TecMundo
Android Aplicativo Aplicativos Apple Atalhos Avançado Bateria Brasil Básico Celular Computador Copa do Mundo Dicas Download Excel Facebook Formatação Funções Gmail Google Gráficos Intermediário Internet IOS iPhone Marco Civil Microsoft Outlook Power BI PowerPoint Redes Sociais Segredos Segurança Senhas Smartphone Smartphones Tecnologia Treinamentos Corporativos Twitter Uber Vídeo Aula Vírus WhatsApp Windows Word
Desenvolvido por Danxia Publicidade.