17/12/2015 | Por | Blog


Uma decisão desta quinta-feira (17) do Tribunal de Justiça de São Paulo determinou o restabelecimento do aplicativo de mensagens WhatsApp no Brasil. As operadoras de telefonia móvel ainda vão ser notificadas da determinação.

De acordo com a decisão do desembargador Xavier de Souza, “em face dos princípios constitucionais, não se mostra razoável que milhões de usuários sejam afetados em decorrência da inércia da empresa” em fornecer informações à Justiça.

Em nota publicada no site do Tribunal de Justiça de São Paulo, o desembargador afirma ainda que “é possível, sempre respeitada a convicção da autoridade apontada como coatora, a elevação do valor da multa a patamar suficiente para inibir eventual resistência da impetrante”.

O caso
Na quarta-feira (16), as principais operadoras de telefonia móvel do Brasil foram intimadas pela Justiça a bloquear o WhatsApp em todo o território nacional por 48 horas. O bloqueio começou a valer à 0h de quinta (17).

O recebimento da determinação judicial foi confirmado pelo Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel Celular e Pessoal, o SindiTelebrasil, que representa as operadoras Vivo, Claro, Tim, Oi, Sercomtel e Algar.

O Tribunal de Justiça de São Paulo afirma que a decisão partiu da 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo e corre em segredo de justiça em uma ação criminal. Segundo o TJ-SP, o WhatsApp não atendeu a uma determinação judicial de 23 de julho de 2015. A empresa foi notificada mais uma vez em 7 de agosto, com uma multa fixada em caso de não cumprimento.

O WhatsApp não atendeu à determinação novamente, de acordo com o TJ-SP. Por isso, “o Ministério Público requereu o bloqueio dos serviços pelo prazo de 48 horas, com base na lei do Marco Civil da internet”.

Eduardo Levy, presidente do SindiTeleBrasil, diz que as operadoras são obrigadas a atender a determinação e que não é do interesse delas bloquear o WhatsApp no país. “Temos interesse em regras que sejam mais leves para o setor”, disse Levy ao G1.

Histórico
Essa não é a primeira tentativa de bloquear o WhatsApp no país. Em fevereiro, um juiz de Teresina (PI) determinou que as operadoras suspendessem temporariamente o acesso ao app de mensagens.

O motivo seria uma recusa do WhatsApp em fornecer informações para uma investigação policial que vinha desde 2013.

Fonte: G1

Últimos Posts

  • Como colocar Emojis no Excel
    Você sabia que pode adicionar Emojis em suas fórmulas do Excel? Com isso, você pode fazer fórmulas condicionais, usar em gráficos no formato texto, em painéis e em diversas outras aplicações. O nosso instrutor Fabio Joaquim gravou este vídeo super legal falando sobre este recurso que você precisa conhecer AGORA! Veja o vídeo, e se […]
  • PROCX – Pesquisando na Vertical e na Horizontal
    Você que já sabe PROCV ou PROCH, sabia que pode utilizar uma função mais prática para fazer sua procura no Excel? A função PROCX permite procurar dados de um jeito incrível. O nosso instrutor Fabio Joaquim gravou este vídeo super legal falando sobre esta função que tem que entrar AGORA nas suas favoritas! Veja o […]
  • Como usar o Preenchimento Relâmpago no Excel
    Olá pessoal, tudo bem? Você já teve dificuldades para separar, juntar, colocar em maiúsculas ou minúsculas, entre outros tratamentos simples de texto no Excel? Não há a necessidade de aprender um monte de funções diferentes. Apresento à vocês o preenchimento relâmpago. Com ele, você poderá fazer diversos tipos de tratamentos em seus textos com o […]

Tags

Increva-se para novidades

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Whatsapp
  • Youtube
Fale conosco pelo whatsapp