WhatsApp: como limpar o mensageiro e deixá-lo levinho no Android

Alexandra Marques
Por Alexandra Marques março 10, 2015 16:44

WhatsApp: como limpar o mensageiro e deixá-lo levinho no Android

Provavelmente, o WhatsApp é o aplicativo que você mais usa no seu smartphone. É a ferramenta escolhida para conversar com os seus amigos e paquerar um pessoal por aí. Talvez o único problema que você veja no mensageiro seja a quantidade de arquivos inúteis que fica no seu celular.

São centenas de fotos, áudios e vídeos, dos mais variados conteúdos, que enchem a memória do smartphone e podem até consumir algum desempenho do aparelho. Enquanto o processo de apagar estes arquivos é fácil, ele não é nada rápido e pode tomar algum tempo.

Por isso, vamos ensiná-lo a usar um aplicativo que faz todo este trabalho de selecionar arquivos e apagar com mais velocidade e até mais precisão. No caso, o nome dele é Clean WhatsApp, um app feito por um brasileiro e gratuito no Android. Acompanhe o tutorial abaixo.

Atenção: é necessário se certificar de que todos os seus arquivos mais importantes foram salvos antes de iniciar o processo.

Primeiro passo

Faça o download do Clean WhatsApp na Google Play. O app é gratuito e pode ser utilizado em sistemas 3.0 ou superior. Ele exige memória disponível de 4,5 MB.

Segundo passo

Logo ao abrir o aplicativo, você vê um menu com todas as informações de arquivos no seu celular. A primeira informação que você encontra é o tamanho total ocupado pelo WhatsApp e seus documentos. Abaixo destes detalhes, são disponibilizadas pastas separadas que indicam o espaço ocupado pelos arquivos específicos.

Terceiro passo

Clicando nas três bolinhas no canto direito superior, uma aba com duas opções é aberta: “Excluir todos”, para excluir todos os seus arquivos — não recomendamos clicar aqui, pois você pode perder coisas importantes —, e “Ordenar” para reorganizar as pastas.

Quarto passo

Para abrir o menu de configurações, aperte os três riscos no canto superior esquerdo. Ali, você encontra as seguintes opções: “Informações”, “Limpar Automático”, “Log”, “Explorador” e “Configurações”. Em “Limpar Automático”, você consegue escolher as pastas de que deseja apagar o conteúdo; então, o app deleta os arquivos adicionados diariamente. Já em “Explorador”, você pode fuçar as pastas de sistema do Android, acompanhando os arquivos até de outros apps.

Quinto passo — Limpeza

Como exemplo, vamos abrir a pasta “Imagens” e fazer a limpeza. Assim que a pasta for aberta, todas as imagens do WhatsApp, enviadas e recebidas, serão mostradas. A partir deste ponto, você tem três opções encontradas nas três bolinhas do canto direito: marcar “Todos”, “Recebidos” e “Enviados”.

Sexto passo

Escolha uma foto que queira apagar, toque e segure por alguns segundos. Agora, todas as imagens que você tocar vão ser selecionadas. Essa é a melhor maneira para decidir o que é lixo e o que não é. Depois de escolhidas, toque no ícone de Lixo para finalizar o processo.

Sétimo passo — Atenção

No menu principal, ao lado de cada pasta (Imagens, Vídeos, Áudios etc.), existe um ícone de lixo. Ao clicar neste ícone, todos os arquivos da pasta indicada vão ser deletados. Essa ferramenta é ótima caso você queira limpar totalmente o seu celular — mas você pode acabar apagando algo interessante, então muito cuidado.

Oitavo passo

Para “customizar” a experiência de limpeza, basta ir até as configurações no menu indicado no quarto passo. A partir dela, você escolher quais pastas são mostradas, se deseja receber notificações e seus sons, horários para limpeza programada, prioridades de exclusão e outras opções.

O Clean WhatsApp é apenas um dos vários aplicativos existentes na Google Play para limpar o seu WhatsApp. Porém, entre todos que nós testamos, foi o que uniu a melhor interface e facilidade de uso. Então, se a performance do seu smartphone não está lá essas coisas, vale a pena fazer o download e esvaziar um pouco a memória.

Fonte: TecMundo

Alexandra Marques
Por Alexandra Marques março 10, 2015 16:44
Escreva um comentário

Nenhum comentário

Nenhum comentário ainda!

Deixe-me contar uma história triste! Não há comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar esse artigo.

Escreva um comentário
Ver comentários

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos requeridos estão marcados*

COMENTÁRIOS RECENTES

  • Todi

    Todi

    Ótimo obrigado.

    Ver artigo
  • Victor

    Victor

    Fiz os treinamentos de Excel Básico e Intermediário. Ambos são excelentes e proporcionam um ótimo domínio da ferramenta para que…

    Ver artigo
  • PL

    PL

    Ajudou pacas, muito prático. vlw.

    Ver artigo

AGENDA

ENCONTRE-NOS NO FACEBOOK

CADASTRE-SE PARA NOVIDADES