Teste o seu antivírus para saber se está funcionando

Alexandra Marques
Por Alexandra Marques julho 31, 2014 17:02

Teste o seu antivírus para saber se está funcionando

Conheça diferentes meios de descobrir se o seu programa está ativo e funcionando corretamente

Todo computador — pelo menos com o sistema operacional Windows — precisa de um antivírus para manter a segurança dos arquivos e dados compartilhados. Um vírus quando infecta um PC, a primeira coisa que ele faz é desativar o programa de segurança e ou o arquivo HOST, para evitar que o antivírus faça sua atualização.

Mas há alguns modos de saber se o seu aplicativo está funcionando corretamente ou se, de repente, ele está inativo e sua máquina já está em risco. Vamos listar aqui duas maneiras simples de descobrir e, se necessário, corrigir isso.

Crie um arquivo EICAR

Existe um arquivo que você pode criar facilmente em seu computador, que serve para testar seu antivírus. Ele não é um vírus, mas simula apenas para testar a performance do programa. É conhecido por EICAR — sigla para quem o desenvolveu: European Institute of Computer Anti-Virus Research.

Para começar abra o Bloco de Notas. Agora escreva a linha abaixo:

X5O!P%@AP[4\PZX54(P^)7CC)7}$EICAR-STANDARD-ANTIVIRUS-TEST-FILE!$H+H*

Clique em “Salvar como…”. No campo “Tipo”, selecione a opção “Todos os arquivos (*.*)” e então salve com o nome que quiser colocando no final a extensão .COM como mostrado na imagem abaixo.

Logo que você salvar o arquivo, seu antivírus deverá mostrar um alerta de vírus encontrado ou, dependendo do programa utilizado, o arquivo já será apagado de sua máquina.

O EICAR test file (arquivo de teste EICAR, em português) é um arquivo de 68 bytes que possui uma linha de caracteres, desenvolvido pelo Instituto Europeu para Pesquisa de Antivírus de Computador.

O arquivo é usado para testar a eficiência dos antivírus na detecção de vírus conhecidos, sem qualquer risco ao computador. Usar o EICAR ao invés de um vírus real para testar um aplicativo, é a garantia de que o computador não será infectado.

Utilize programas de testes

Caso não queira realizar o processo, por mais fácil que ele seja, você pode escolher diferentes programas que servem para testar a funcionalidade de seu antivírus atual. O mais recomendado por nós é o EICAR – The Anti-Virus test file.

Ele realiza o mesmo teste do arquivo EICAR — que não traz nenhum perigo para sua máquina — e mostrará se seu computador está seguro ou se o seu antivírus está com algum problema ou infecção.

O arquivo de testes EICAR é detectado pelos principais antivírus disponíveis no mercado, como pudemos ver na análise do site VirusTotal.

Estando com problemas ou não, sempre lembre-se de manter seu programa antivírus atualizado e faça varreduras frequentemente.

Fonte: SuperDownloads

Alexandra Marques
Por Alexandra Marques julho 31, 2014 17:02
Escreva um comentário

Nenhum comentário

Nenhum comentário ainda!

Deixe-me contar uma história triste! Não há comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar esse artigo.

Escreva um comentário
Ver comentários

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos requeridos estão marcados*

COMENTÁRIOS RECENTES

  • Todi

    Todi

    Ótimo obrigado.

    Ver artigo
  • Victor

    Victor

    Fiz os treinamentos de Excel Básico e Intermediário. Ambos são excelentes e proporcionam um ótimo domínio da ferramenta para que…

    Ver artigo
  • PL

    PL

    Ajudou pacas, muito prático. vlw.

    Ver artigo

AGENDA

ENCONTRE-NOS NO FACEBOOK

CADASTRE-SE PARA NOVIDADES