Teste avalia os principais antivírus gratuitos

Alexandra Marques
Por Alexandra Marques agosto 29, 2014 12:31

Teste avalia os principais antivírus gratuitos

Para o Laboratório de Antivírus gratuitos 2014, fizemos um levantamento dos serviços mais citados em fóruns e redes sociais. São eles: AVG, AVIRA, AVAST, COMODO e BITDEFENDER, vamos ver como os favoritos se saíram na nossa bancada de testes. Como sempre, fizemos uma análise individual para testar suas características, vantagens e desvantagens. Confiram agora quais os prós e contras de cada aplicativo de segurança.

A pergunta a ser respondida é a seguinte: Dos cinco antivírus analisados , qual a melhor escolha para utilizar no meu computador pessoal?

DESCRIÇÃO / CONSIDERAÇÕES :

Para a realização desse trabalho entramos no site dos fabricantes e baixamos a versão da solução de ANTIVIRUS disponibilizada para utilização gratuita no seu computador pessoal, em casa. Trata-se da solução mais simples de antivírus, onde algumas ferramentas somente são acessadas comprando-se uma versão premium do aplicativo.

Utilizamos nos testes as versões baixadas no site dos fabricantes em 13/04/2014 e atualizadas até a data do teste.

Todas as soluções testadas possuíam a função de análise Real Time (em tempo real), que é uma grande diferença de algumas soluções gratuitas que oferecem apenas a varredura sob demanda. Também oferecem varredura com base local, não 100% nuvem como outras soluções gratuitas que têm ganhado espaço.

Importante lembrar que as versões gratuitas, em sua maioria, possuem um contrato de utilização que garantem a gratuidade apenas para uso pessoal e/ou escolar, não sendo permitido seu uso para fins comerciais, lembre-se de consultar os termos do contrato antes de adotá-las em sua empresa.

Como de costume, também consultamos empresas e organizações responsáveis pela avaliação independente de ferramentas de segurança e instituições que fornecem ferramentas para testar as soluções antivírus como a SPYCAR, EICAR, AV-COMPARATIVE, AV-TEST, ICSALab, VirusSign, entre outras.

Além disso, foi utilizada uma coleção particular de vírus e sites com pragas virtuais atualizadas, além de variações como sites de phishing listados em entidades especializadas em coleta e divulgação de sites maliciosos. Isso tudo para termos um teste prático de contaminação e remoção, e para podermos verificar o desempenho e o consumo de recursos de cada solução.

Lembramos, como sempre, que este teste oferece apenas uma posição atual de cada antivírus, porém, na escolha de uma solução de proteção contra malwares, a capacidade de remoção de pragas é apenas um dos fatores de importância. Os critérios de avaliação você já conhece, mantemos os mesmos dos testes anteriores do Laboratório Digital.

Muitos usuários dizem que essa ou aquela solução não serve, porque achou vírus com outro aplicativo, etc. isso tudo depende muito das configurações feitas em cada aplicativo, do conhecimento técnico do usuário de modificar as configurações recomendadas, para que a solução opere com mais ou menos segurança, com mais ou menos performance, no geral, em termos de detecção e remoção, todas ficam muito próximos e perdem por pouco umas das outras. Por esse motivo que na nossa avaliação, esse quesito é apenas mais um critério dentre todos os demais.

As suas escolhas para este Laboratório Digital foram:

– AVG Antivirus Free
– Avast! Free AntiVirus
– Avira Free Antivirus
– Bitdefender Antivirus Free Edition
– Comodo Antivirus Free

3 – ROADMAP DOS TESTES EXECUTADOS

3.1 Eficácia

Neste requisito analisamos a eficácia do Antivírus em dois pontos, sendo um na “detecção de malwares” e o outro na “remoção dos malwares”, os testes das organizações citadas são utilizadas como balizadores para compor esta nota.

3.2 Desempenho

Nesse item analisamos o tempo de duração de uma verificação completa (scan) do Antivírus, além da performance “percebida” do usuário ao continuar utilizando seus aplicativos enquanto o antivírus executa uma verificação rápida, além disso, medimos o acréscimo de tempo no boot do PC. Os testes das organizações citadas são utilizadas como balizadores para compor este nota.

3.3 Consumo de Recursos

Foi realizada a análise do consumo de hardware do computador, como “Memória”, “Processador”, I/O, e em como ele lida com as novas tecnologias de consumo por demanda. Também foram utilizadas ferramentas de benchmark conhecidas para pontuar o equipamento sem o AntiVirus e após a instalação do AntiVirus para termos uma medida de impacto do software no computador.

3.4 Interface

Analisamos se o Antivírus dispõe de uma interface intuitiva, facilitando ao máximo a vida do usuário no processo de download, instalação, configuração, atualização, execução e configurações básicas do software. Usuários de todos os níveis, voluntários, nos auxiliam na definição desta métrica.

3.5 Aplicações adicionais

A maioria dos desenvolvedores (fabricantes) oferecem, na sua solução gratuita, um aplicativo mais simples com antivírus e antispyware e deixam alguns recursos mais avançados para a versão paga. Contudo, mesmo nas versões gratuitas, o número e tipo de ferramentas adicionais de cada solução variam muito entre cada produto analisado. Neste quesito, nossa base é o que todos oferecem como padrão e pontuamos os itens que julgamos importantes como módulos de segurança específicos para e-mail e Internet. Também pontuamos os aplicativos adicionais, como otimizadores de performance, plug-ins de segurança para navegação, bloqueio de sites, anti-rootkits, anti-scripts, execução protegida de aplicativos, entre outros.

3.6 Instale & Use

Neste item, daremos nota para a facilidade que um usuário comum, sem maiores conhecimentos em tecnologia, terá para fazer o download, registrar o software, entender o “tecniquês” utilizado no aplicativo durante e após a instalação, e utilização do antivírus para uma varredura no computador. Verificaremos qual solução apresenta as configurações da instalação típica mais completa para um usuário comum.

4 – AVALIAÇÃO INDIVIDUAL

4.1 Eficácia

Cada vez mais as soluções de antivírus ficam próximas nos testes, demonstrando alto grau de maturidade quando o assunto é segurança contra pragas virtuais. Nos nossos testes, a solução da  Bitdefender ofereceu melhores resultados, seguida muito de perto pelas soluções da AVG e Avira;

O Avast e o Comodo também não fizeram feio, mas não alcançaram os primeiros. Todas as soluções testadas tiveram alta taxa de eficácia na remoção de malwares, na varredura do sistema e na proteção em tempo real.

4.2 Desempenho

Neste quesito o destaque foi para a solução da Avast!, com um bom tempo de escaneamento e garantindo melhor desempenho do PC enquanto o usuário continua a utilizar seus aplicativos mesmo enquanto o antivírus faz suas verificações rápidas, atualizações e outras funções programadas. O Avira garantiu o segundo lugar no ranking de desempenho seguido de perto pelo AVG. A solução da Bitdefender veio com uma versão muito leve também, mas os outros foram melhor na percepção de uma solução antivírus no PC. O Comodo surpreendeu negativamente com uma versão pesada tanto no escaneamento como na performance da máquina durante a
utilização.

4.3 Consumo de Recursos

Neste item o Avira levou a melhor, consumindo menos recurso do PC. O AVG vem seguido praticamente empatado pelo avast!. Depois temos o Bitdefender, que consumiu menos memória mas pesou um pouco mais no consumo de outros itens do PC. Comodo ficou bem atrás, mantendo a imagem de pesado desta versão

4.4 Interface

Pouca novidade neste item, as interfaces apresentam-se com facilitação para Touch e design que prioriza usabilidade. Quem mudou muito a interface foi o bitdefender, que simplificou todo o console em três ou quatro opções para o usuário, isso facilita para um perfil de usuário que não quer ter de interagir com o antivírus, mas perdeu um pouco no item comunicação com o usuário, que ficou sem opções de configurações e ações no sistema. Neste quesito manteve-se o resultado do nosso ultimo laboratório, o primeiro lugar ficou com o avast! que apresentou uma forma inteligente e simples de acoplar muitas funções e excelente comunicação com o usuário, incluindo Processos, Recursos e TI .

O conhecido sistema de sons que “falam” com o usuário. Seguido de perto pela solução AVG, com interface moderna lembrando o ambiente metro do Windows 8. Na sequencia temos o bitdefender e por ultimo ficaram Comodo e Avira.

4.5 Aplicações adicionais

Tanto peso de recurso tem seus motivos, o Comodo pesou mais, mas apresentou o melhor conjunto de funcionalidades adicionais como o Virtual Desktop, opções de execução segura do Sandbox, Modo Jogos, Browser para navegação segura entre outros itens, deixando-o bem a frente dos concorrentes. O AVG e avast! seguem empatados no segundo lugar, com proteção ao e-mail, antiphishing, ferramentas para otimização do sistema, entre outros recursos. Depois temos o Bitdefender com o SafeGo protegendo Facebook e o controle de pais. Por ultimo, com muito pouco recurso adicional próprio, temos o Avira.

4.6 Instale & Use

Este item também é muito importante para o usuário comum, que pretende apenas baixar e utilizar a solução e espera que esteja protegido após clicar algumas vezes nos botões de instalação.

Incorporamos neste item, a facilidade de registro, baixar o software e o processo de compra.
Neste item o Bitdefender sai na frente com um processo muito simples, do download à instalação.
Depois temos o avast! seguido de muito perto pelo AVG, também com um processo fácil. Depois
temos o Avira seguido por ultimo do Comodo, que além do site oficial não trazer versão facilitada
no Português, tem um processo de download e instalação lento.

Alguns antivírus perderam pontos por tentarem instalar softwares adicionais e trazerem botões de funções da versão paga como ATUALIZAR, o que confunde o usuário, pensando em atualização
de vacina e não compra de versão paga.

5 – CONCLUSÃO

Neste laboratório ficou difícil a escolha. Tivemos o AVG e o avast! praticamente empatados. O AVG levou vantagem nos itens Eficácia, Consumo de Recursos. O avast! leva vantagem em relação ao AVG nos itens desempenho, interface e Instale&Use. Eles praticamente empatam nos demais itens. Nossa escolha neste laboratório ficou com o AVG pelos itens em que ele
levou vantagem serem mais importantes quando relacionados à segurança e ao controle de malwares.

Em segundo lugar o avast! traz uma solução mais user friendly, sendo mais indicado para usuários que querem menos propagandas na tela e mais facilidade de comunicação com seu antivírus e é uma excelente escolha também.

Em terceiro lugar temos a solução da bitdefender que foi o melhor no item eficácia e faz praticamente tudo sozinho para o usuários, perdeu alguns pontos por não permitir quase nenhuma interação em suas configurações avançadas, o que não é bom para quem precisar de uma ferramenta mais flexível na remoção de certas pragas virtuais, também trazer algumas outras ferramentas adicionais o colocaria em vantagem.

O Avira trouxe quase nenhuma novidade, integra a interface com a firewall do Windows mas não foi bem nos testes de phishing e oferece quase nenhuma ferramenta adicional na versão gratuita.

Na lanterna o Comodo com uma versão nova muito pesada, apesar de apresentar e liderar no quesito Aplicações Adicionais, nesta versão, a composição desempenho x ferramentas não foi bem adequada nos nossos testes.

Fonte: Olhar Digital

Alexandra Marques
Por Alexandra Marques agosto 29, 2014 12:31
Escreva um comentário

Nenhum comentário

Nenhum comentário ainda!

Deixe-me contar uma história triste! Não há comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar esse artigo.

Escreva um comentário
Ver comentários

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos requeridos estão marcados*

COMENTÁRIOS RECENTES

  • Todi

    Todi

    Ótimo obrigado.

    Ver artigo
  • Victor

    Victor

    Fiz os treinamentos de Excel Básico e Intermediário. Ambos são excelentes e proporcionam um ótimo domínio da ferramenta para que…

    Ver artigo
  • PL

    PL

    Ajudou pacas, muito prático. vlw.

    Ver artigo

AGENDA

ENCONTRE-NOS NO FACEBOOK

CADASTRE-SE PARA NOVIDADES