Qual a diferença entre Adobe Shockwave Player e Adobe Flash Player?

Alexandra Marques
Por Alexandra Marques julho 30, 2014 12:51

Qual a diferença entre Adobe Shockwave Player e Adobe Flash Player?

Alguns sites exigem o uso de um plugin no navegador, como o Adobe Shockwave Player e o Adobe Flash Player, para rodar 100%. Mas, você sabe qual é a diferença entre essas duas tecnologias? Veja os detalhes de cada recurso da Adobe e como são usados no browser, no dia a dia do internauta.

O Adobe Shockwave Player e o Adobe Flash Player são duas tecnologias criadas inicialmente pela Macromedia e, que depois da aquisição dessa desenvolvedora, tornaram-se propriedade da Adobe. 

Ambas são amplamente utilizadas na Internet e importantes por causa do alto nível de personalização e interatividade que permitem colocar nos sites. Os recursos são usados principalmente para a criação de aplicações web, como jogos online, aplicações gráficas animadas ou interativas. Por causa dessas similaridades, é comum o usuário ficar em dúvida sobre a diferença de cada uma. 

Sem entrar muito na parte técnica, a principal diferença entre elas está no grau de complexidade de sua aplicação: a Shockwave é menos conhecida, mais cara, voltada para especialistas e a única ferramenta disponível para a sua produção e manipulação é o Macromedia Director. Já o Adobe Flash é praticamente o oposto: é mais conhecido, fácil, destinado para webdesigners e programadores web em geral, pode ser produzido por várias ferramentas, além de ser uma tecnologia com recursos baratos e de fácil assimilação.

Já do ponto de vista técnico é necessário saber que são dois produtos distintos e construidos com base em pressupostos, arquiteturas e objetivos bem diferentes. Mas, na prática, o Shockwave é usado para transmissão de vídeos, músicas e principalmente rodar os jogos online, enquanto que a principal função do Flash é rodar vídeos e animações em páginas da web.

Esclarecidas as principais diferenças, é importante saber que o Shockwave já foi o maior plugin de reprodução gráfica até a introdução do Flash. Ou seja, este último é uma tecnologia mais simples, leve e popular para tarefas menos pesadas. Isso também explica o motivo do Flash ser mais popular na web.

Felizmente, a confusão entre as duas tecnologias não é algo que atrapalhe a vida do usuário final. O que importa para o internauta é que, ao abrir um site que use uma delas, tudo funcione e permita acessar com a melhor experiência possível – seja um projeto mais complexo ou mais simples.

Fonte: TechTudo

Alexandra Marques
Por Alexandra Marques julho 30, 2014 12:51
Escreva um comentário

Nenhum comentário

Nenhum comentário ainda!

Deixe-me contar uma história triste! Não há comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar esse artigo.

Escreva um comentário
Ver comentários

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos requeridos estão marcados*

COMENTÁRIOS RECENTES

  • Todi

    Todi

    Ótimo obrigado.

    Ver artigo
  • Victor

    Victor

    Fiz os treinamentos de Excel Básico e Intermediário. Ambos são excelentes e proporcionam um ótimo domínio da ferramenta para que…

    Ver artigo
  • PL

    PL

    Ajudou pacas, muito prático. vlw.

    Ver artigo

AGENDA

ENCONTRE-NOS NO FACEBOOK

CADASTRE-SE PARA NOVIDADES