Pesquisadores descobrem como criar cartões que não podem ser clonados

Alexandra Marques
Por Alexandra Marques dezembro 17, 2014 09:37

Pesquisadores descobrem como criar cartões que não podem ser clonados

Clonagem de cartões de crédito pode se tornar coisa do passado graças a um novo método de segurança que usa física quântica para impedir ataques.

O esquema, apelidado de Quantum-Secure Authentication, substitui a tarja magnética dos cartões atuais por uma pequena tira pintada com uma tinta contendo milhões de nanopartículas. Com ajuda de um laser, fótons individuais de luz são projetados sobre as nanopartículas, onde se movem até chegar à superfície criando um padrão que será usado nas autenticações do cartão.

Graças à física quântica, cada fóton pode estar em vários lugares simultaneamente. É possível usar poucos fótons para criar um padrão de segurança; ou apenas um. E qualquer tentativa de corromper o cartão para obter as informações causa um colapso no sistema que destrói o que estiver sendo transmitido.

“Seria como derrubar dez bolas de boliche no chão e criar 200 impactos separados. É impossível saber precisamente qual informação foi enviada (qual padrão foi criado no chão) apenas coletando as dez bolas de boliche. Se você tentar observá-las caindo, isso interromperia todo o sistema”, explica Pepijn Pinkse, pesquisador que chefia a equipe da Universidade de Twente responsável pela descoberta.

Como a tarja magnética pode ser facilmente corrompida, empresas de cartão começaram a substituí-la por um chip, mas ele também não é infalível. O sistema de autenticação quântica é, mas ainda é preciso combiná-lo com outros métodos de segurança, como biometria, uma vez que os cartões podem ser roubados.

De acordo com Pinkse, o esquema pode ser usado em cartões de banco ou de identificação para proteger prédios governamentais, corporativos ou até carros. E, além de simples de se aplicar, ele também é barato, pois depende apenas de tecnologias já existentes, como lasers e projetores.

Fonte: Olhar Digital

Alexandra Marques
Por Alexandra Marques dezembro 17, 2014 09:37
Escreva um comentário

Nenhum comentário

Nenhum comentário ainda!

Deixe-me contar uma história triste! Não há comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar esse artigo.

Escreva um comentário
Ver comentários

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos requeridos estão marcados*

COMENTÁRIOS RECENTES

  • Todi

    Todi

    Ótimo obrigado.

    Ver artigo
  • Victor

    Victor

    Fiz os treinamentos de Excel Básico e Intermediário. Ambos são excelentes e proporcionam um ótimo domínio da ferramenta para que…

    Ver artigo
  • PL

    PL

    Ajudou pacas, muito prático. vlw.

    Ver artigo

AGENDA

ENCONTRE-NOS NO FACEBOOK

CADASTRE-SE PARA NOVIDADES