“O céu é o limite”: Bluetooth 4.2 traz conexão à internet e mais novidades

Alexandra Marques
Por Alexandra Marques dezembro 3, 2014 16:47

“O céu é o limite”: Bluetooth 4.2 traz conexão à internet e mais novidades

Para muitas pessoas, o Bluetooth é simplesmente uma tecnologia para conexão de fones de ouvido sem fio e nada mais do que isso. No entanto, esse protocolo de comunicação wireless guarda muito mais utilidades do que a simples ligação entre um headset e um smartphone, e sua próxima evolução está aí para mostrar que isso é verdade.

O Bluetooth 4.2, anunciado pelo site Bluetooth SIG recentemente, vai trazer recursos que vão tornar as experiências com esse protocolo ainda mais interessantes. O destaque fica por conta da possibilidade de um dispositivo se conectar diretamente à internet se estiver utilizando esse padrão, algo ainda inédito para essa tecnologia. O objetivo final é óbvio: fortalecer ainda mais o conceito de Internet das Coisas.

Porém, a evolução do Bluetooth ainda tem muitas outras novidades e a segurança é um dos aspectos que também recebeu atenção. A partir da atualização, dispositivos que tentarem se conectar a um aparelho com esse padrão só conseguirão se tiverem permissão do emissor do sinal. Além disso, todo dado que for transferido por meio dessa tecnologia será encriptado, assegurando a proteção das informações trocadas.

“Bluetooth 4.2 tem tudo a ver com continuar a fazer o Bluetooth Smart a melhor solução para ligar toda a tecnologia em sua vida – desde sensores pessoais até a sua casa. Além das melhorias para a própria especificação, um novo perfil conhecido como IPSP permite o IPv6 para o Bluetooth, abrindo inteiramente novas portas para a conectividade de dispositivos”, comentou Mark Powell, diretor executivo da Bluetooth SIG. “O Bluetooth Smart é a única tecnologia que pode crescer com o mercado e prover os desenvolvedores com a flexibilidade para inovar e a fundação para a Internet das Coisas”.

Além de mais confiável, o Bluetooth 4.2 também será mais rápido: os desenvolvedores envolvidos na criação desse padrão afirmam que ele será 2,5 vezes mais rápido que a especificação atual. Em adição a isso, os pacotes transmitidos através desse novo protocolo conseguirão armazenar 10 vezes mais informação que a versão anterior.

“O céu é o limite”. Esse é o lema estampado no site oficial que divulga as novidades dessa especificação. Será que veremos uma nova era para o Bluetooth e passaremos a utilizá-lo cada vez mais? Suas novidades prometem muita coisa, mas só o tempo dirá como o mercado vai reagir diante de tantas inovações.

Fonte: TecMundo

Alexandra Marques
Por Alexandra Marques dezembro 3, 2014 16:47
Escreva um comentário

Nenhum comentário

Nenhum comentário ainda!

Deixe-me contar uma história triste! Não há comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar esse artigo.

Escreva um comentário
Ver comentários

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos requeridos estão marcados*

COMENTÁRIOS RECENTES

  • Todi

    Todi

    Ótimo obrigado.

    Ver artigo
  • Victor

    Victor

    Fiz os treinamentos de Excel Básico e Intermediário. Ambos são excelentes e proporcionam um ótimo domínio da ferramenta para que…

    Ver artigo
  • PL

    PL

    Ajudou pacas, muito prático. vlw.

    Ver artigo

AGENDA

ENCONTRE-NOS NO FACEBOOK

CADASTRE-SE PARA NOVIDADES