Novo aplicativo do Facebook deve permitir anonimato

Alexandra Marques
Por Alexandra Marques outubro 8, 2014 08:34

Novo aplicativo do Facebook deve permitir anonimato

Mais um aplicativo do Facebook está chegando. Desta vez, a empresa estaria trabalhando em uma nova forma de permitir que seus usuários se comuniquem e interajam entre si de forma anônima. A proposta, revelada pelo New York Times, é possibilitar que as pessoas adotem pseudônimos, uma mudança drástica na proposta inicial da empresa que sempre reforçou em seus termos de uso a obrigação de uso do nome real.

O anonimato permitiria que as pessoas discutissem assuntos que normalmente não teriam coragem de debater pelo fato de seu nome verdadeiro estar ligado à sua opinião. No entanto, os detalhes ainda são poucos; não se sabe exatamente qual será seu nome, nem mesmo se a ideia é realmente criar um concorrente para o Secret, aplicativo que já causou muita polêmica no Brasil.

Além disso, a empresa deverá enfrentar um desafio duro que é convencer os possíveis usuários de que sua privacidade realmente será respeitada. Isso porque, apesar de ser a rede social mais usada do mundo, o Facebook não inspira muita confiança nesta área, graças ao seu modelo de negócios que se baseia diretamente na coleta de dados de seus usuários.

Por enquanto, os aplicativos desenvolvidos pelo Facebook (além do próprio app da rede social) tem sido “oito ou ointenta” em relação a aceitação. O Messenger é extremamente popular, mas a empresa já lançou o launcher Facebook Home, que falhou miseravelmente, e duas tentativas de criar um concorrente para o Snapchat não conquistaram público. Resta saber se abrir a possibilidade de uso de pseudônimos pode atrair uma parte da internet que prefere acessá-la desta forma, como o público do Reddit, por exemplo.

O app pode ser uma resposta às críticas recentes recebidas pela empresa pela comunidade LGBT. O Facebook não estaria respeitando a opção das pessoas de serem chamadas pelo seu nome social, obrigando-as a utilizar a rede social com seu nome de registro. Depois de alguns protestos, a empresa voltou atrás em suas políticas neste ponto.

Fonte: Olhar Digital

Alexandra Marques
Por Alexandra Marques outubro 8, 2014 08:34
Escreva um comentário

Nenhum comentário

Nenhum comentário ainda!

Deixe-me contar uma história triste! Não há comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar esse artigo.

Escreva um comentário
Ver comentários

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos requeridos estão marcados*

COMENTÁRIOS RECENTES

  • Todi

    Todi

    Ótimo obrigado.

    Ver artigo
  • Victor

    Victor

    Fiz os treinamentos de Excel Básico e Intermediário. Ambos são excelentes e proporcionam um ótimo domínio da ferramenta para que…

    Ver artigo
  • PL

    PL

    Ajudou pacas, muito prático. vlw.

    Ver artigo

AGENDA

ENCONTRE-NOS NO FACEBOOK

CADASTRE-SE PARA NOVIDADES