Microsoft Office – Reduzindo o peso de um arquivo

Fabio Joaquim
Por Fabio Joaquim maio 17, 2013 00:46

Microsoft Office – Reduzindo o peso de um arquivo

Olá amigos, estava com saudade de escrever para vocês e resolvi fazer este post. Às vezes, ao criar um documento, principalmente do Microsoft Word ou do Microsoft PowerPoint, esquecemos de nos atentar à um detalhe fundamental: o tamanho do arquivo. Vou dar um exemplo:Baixe a apresentação seguinte que contém algumas imagens, para isso clique na imagem abaixo:

Tela 01

Esta apresentação possui 3.604 Kb, e não é das mais pesadas, mas vamos melhorar um pouco isso?

Primeiramente, depois de baixar o arquivo e abrir o mesmo no Microsoft PowerPoint, vamos pressionar F12 para abrirmos a janela Salvar Como…, salvaremos este documento com o nome Modelo para Download Email.

Agora, abra um slide que contém alguma imagem: selecionarei o slide 2. Partindo do princípio que você esteja usando a versão 2007, 2010 ou 2013, onde todos eles possuem este comando no mesmo local.

Tela 03

Selecione a imagem e veja que surgirá uma nova aba chamada Formatar, abaixo de Ferramentas de Imagem.

Tela 02

Para os curiosos que não conseguiram associar a imagem ao aplicativo, estou usando o PowerPoint 2013! Simplesmente lindo!

Verifiquem o mágico botão: Compactar imagens. Clique nele e você verá a seguinte tela:

Tela 04

Aqui, você irá fazer a mágica da redução da gord… Não! Do peso sim, mas, do peso do arquivo. Em opções de compactação, você irá definir se você quer aplicar o recurso apenas para esta imagem (se mantiver marcado) ou se em todas (demarcando a caixa) e o que vai acontecer com as imagens que você usou o recurso Cortar. Após esta definição, você irá escolher qual vai ser o seu destino. Neste exemplo, a opção Impressão não encontra-se disponível, mas ainda temos outras três: Tela, Email e Usar resolução do Documento. A opção Impressão deixaria seu documento com as imagens na melhor resolução possível (de acordo com a qualidade da imagem que você colocou), a opção Tela vai preparar as imagens de seu documento para um nível intermediário de qualidade, diminuindo consideravelmente o tamanho do arquivo e Email vai deixar seu documento super leve, pronto para ser anexado em uma mensagem de e-mail. Vamos escolher esta opção, pressione OK e mais uma vez vamos usar o CTRL + B para Salvar. 

Agora vamos ver em quanto reduzimos o nosso arquivo: Abra o seu Windows Explorer e verifique o local onde você salvou o seu documento.

Tela 05

Uau! De 3.604 Kb caímos para 853 Kb uma queda de 76,33% no tamanho original do seu arquivo. É ou não é uma redução e tanto no peso do seu arquivo?

Tenho certeza que você deve ter adorado este post. Tenho um post onde falo de Banco de Imagens Gratuitos para você usar no PowerPoint, no Word, etc… Clique aqui e leia este post.

Quer treinar conosco? Estamos abrindo duas turmas, uma de Excel Básico e uma de Excel Avançado que irão acontecer em junho, no Centro do Rio. Quer saber mais, clique aqui!

Comente, curta, compartilhe!

Um grande abraço, se forem dirigir não bebam, se beber não dirijam e usem casaco! Até a próxima!

Fabio Joaquim
Por Fabio Joaquim maio 17, 2013 00:46
Escreva um comentário

Nenhum comentário

Nenhum comentário ainda!

Deixe-me contar uma história triste! Não há comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar esse artigo.

Escreva um comentário
Ver comentários

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos requeridos estão marcados*

COMENTÁRIOS RECENTES

  • Todi

    Todi

    Ótimo obrigado.

    Ver artigo
  • Victor

    Victor

    Fiz os treinamentos de Excel Básico e Intermediário. Ambos são excelentes e proporcionam um ótimo domínio da ferramenta para que…

    Ver artigo
  • PL

    PL

    Ajudou pacas, muito prático. vlw.

    Ver artigo

AGENDA

ENCONTRE-NOS NO FACEBOOK

CADASTRE-SE PARA NOVIDADES