Microsoft Excel – Funções Maior e Menor

Fabio Joaquim
Por Fabio Joaquim dezembro 12, 2010 13:25

Microsoft Excel – Funções Maior e Menor

Olá!

Depois de ter falado no post anterior sobre as funções Máximo e Mínimo, falarei hoje sobre outras duas funções estatísticas interessantes e menos conhecidas e usadas: Maior e Menor. Essas duas funções permitem que nós possamos encontrar o N maior valor de um intervalo e o N menor valor de um intervalo, encontrando então valores que as funções Máximo e Mínimo não permitem.

Vou repetir o exemplo dado com a planilha do post anterior:

Máximo e Mínimo

Vamos supor que você tem a necessidade de encontrar o terceiro maior valor do intervalo que vai de B2 até B9, o que você faria hoje? Imagino que, os que nunca aprenderam profundamente o Excel, iriam usar o recurso de Classificação Crescente, para visualmente indicar o terceiro maior valor, estou certo?

Você não precisa fazer isso. Basta você usar uma função muito simples do nosso Microsoft Excel: A função Maior. A sintaxe dela se divide em duas partes: o intervalo e a classificação desejada, no nosso exemplo, nós teríamos a seguinte montagem da fórmula:

=MAIOR(B2:B9;3)

Onde a primeira parte antes do ponto e vírgula corresponde ao intervalo que você vai analisar e a segunda parte corresponde à classificação que você deseja encontrar o valor. No nosso caso ele encontrará o terceiro maior valor do intervalo que vai da célula B2 até a célula B9.

Teremos então o seguinte resultado:

Maior e Menor

Para calcular o segundo menor valor é só usar a mesma lógica. Mas, você deverá a função que é o contrário de Maior: Menor. Sua sintaxe segue exatamente a mesma estrutura de sua irmã:

=Menor(B2:B9;2)

Observe que obedecemos a mesma questão de intervalo/classificação desejada que usamos para a função maior.

Temos agora o resultado final:

Maior e Menor 2

Mais uma vez conseguimos nossos resultados facilmente, certo? Agora chegamos aos 600 visitantes, estou feliz pelas mensagens de apoio e carinho que tenho recebido, isso me motiva mais e mais para escrever para todos vocês. Espero estar sendo bem didático, assim como tento ser em todos os treinamentos que ministro.

Forte abraço à todos e continuem seguindo o blog!

Fabio Joaquim
Por Fabio Joaquim dezembro 12, 2010 13:25
Escreva um comentário

Nenhum comentário

Nenhum comentário ainda!

Deixe-me contar uma história triste! Não há comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar esse artigo.

Escreva um comentário
Ver comentários

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos requeridos estão marcados*

COMENTÁRIOS RECENTES

  • Todi

    Todi

    Ótimo obrigado.

    Ver artigo
  • Victor

    Victor

    Fiz os treinamentos de Excel Básico e Intermediário. Ambos são excelentes e proporcionam um ótimo domínio da ferramenta para que…

    Ver artigo
  • PL

    PL

    Ajudou pacas, muito prático. vlw.

    Ver artigo

AGENDA

ENCONTRE-NOS NO FACEBOOK

CADASTRE-SE PARA NOVIDADES