Microsoft Excel – Função SE

Fabio Joaquim
Por Fabio Joaquim janeiro 6, 2011 17:50

Microsoft Excel – Função SE

Olá meus amigos! Sejam bem-vindos ao meu blog neste primeiro post de 2011.

Falarei de uma função muito importante e que muitas pessoas encontram alguma dificuldade para trabalhar: a função SE.

Esta função permite que você possa exibir resultados a partir de avaliações lógicas, a partir de duas possibilidades. Vocês estão cercados por “SES” por todo o seu dia, já repararam? É o sinal de trânsito, se ele estiver vermelho, você para, senão, se ele estiver amarelo, você se prepara para parar (ou avançar…), se estiver verde você segue. Mas, e no Excel? Como podemos criar uma condicional SE de um jeito fácil e rápido? Vamos lá:

Quer fazer esta tarefa junto comigo? Baixe a planilha aqui.

Vou dar como exemplo esta pequena planilha que previamente formatei usando Formatação rápida de planilha

Preciso de algum recurso que me permita encontrar automaticamente as situações de acordo com a tabela ao lado. Dou como uma excelente dica para você jamais errar na hora de montar uma situação como essa o uso de um algoritmo, uma técnica que nós, programadores, usamos, para poder resolver este tipo de questão:

Algoritmo

SE (Acessos < 1000 então
“Baixo”
senão
SE (Acessos > 5000 então
“Alto”
senão
“Regular”))

Onde “Acessos” corresponde à célula onde você terá o número de acessos do mês, “então” e “senão” são palavras reservadas que vocês vão entender mais à frente e SE é nossa condicional.

A função ficará muito próxima ao nosso algoritmo:

=SE(B2<1000;”Baixo”;”SE(B2>5000;”Alto”;”Regular”))

A leitura será a seguinte: Se o nº de acessos em Janeiro for menor que 1000, então a situação é “baixo”, senão Se o nº de acessos for maior que 5000, então a situação é “Alto”, senão “Regular”.

As palavras-chave “então” e “senão” são substituídas pelo ponto e vírgula, e os parênteses de abertura do “SE” são fechados ao final de todas as condições.

Prático e fácil! Agora você pode criar suas condições sem precisar ficar olhando para os valores e digitando a situação. Eu fico pensando nos casos onde a pessoa tem mais de 1000 itens para analisar, como seria?

Bem pessoal, este foi apenas o primeiro post de 2011. Ultrapassamos a marca de 900 visitantes. Não cheguei aos mil como esperava antes do Natal, mas sei que logo, logo isso irá acontecer.

Espero que continuem interagindo, participando, e se informando sobre meus treinamentos. Já estou montando as primeiras agendas de cursos para 2011. Contacte-me para saber mais.

Forte abraço à todos e até breve!

Função SE

Fabio Joaquim
Por Fabio Joaquim janeiro 6, 2011 17:50
Escreva um comentário

1 Comentário

  1. Wallace Vianna janeiro 13, 11:45

    Bom post! Como tenho blog de tutoriais também, quando precisar escrever sobre esse assunto ou indicar tutorial para alunos, usarei este post!
    Como esta havendo demanda por cursos de EXCEL AVANÇADO, que tal trocarmos ideias/exercícios para este curso?

    Responder esse comentário
Ver comentários

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos requeridos estão marcados*

COMENTÁRIOS RECENTES

  • Todi

    Todi

    Ótimo obrigado.

    Ver artigo
  • Victor

    Victor

    Fiz os treinamentos de Excel Básico e Intermediário. Ambos são excelentes e proporcionam um ótimo domínio da ferramenta para que…

    Ver artigo
  • PL

    PL

    Ajudou pacas, muito prático. vlw.

    Ver artigo

AGENDA

ENCONTRE-NOS NO FACEBOOK

CADASTRE-SE PARA NOVIDADES