Microsoft Excel – Funcao PROCV (Parte II)

Fabio Joaquim
Por Fabio Joaquim julho 14, 2011 10:26

Microsoft Excel – Funcao PROCV (Parte II)

Olá amigos!

Volto a falar de um tema que muitas pessoas morrem de medo no Excel: A função PROCV. Caso você ainda não tenha visto, dê uma olhadinha na minha matéria anterior sobre o assunto: Função PROCV (Vídeo-aula).

Aos outros amigos que já viram a minha explicação, vou dar alguns exemplos úteis para vocês aprenderem de vez essa função que é muito requisitada em várias oportunidades de trabalho.

Caso queiram fazer este exemplo junto comigo, Baixe aqui a planilha.

Para começar vamos entender o que significa PROCV. Bem, PROCV não significa “Procurar Valores” como muitas pessoas pensam. PROCV significa “Procurar Verticalmente”. Isso porque essa função vai varrer uma coluna para pesquisar o valor que você precisa encontrar.

O Procv possui 3 parâmetros obrigatórios => Valor Procurado, Tabela de Pesquisa e Coluna Desejada. O último parâmetro (Verdadeiro ou Falso) é opcional e vai aparecer de acordo com a situação.

Sintaxe da função:

=PROCV(Valor Procurado;Tabela Desejada;Coluna Desejada;Falso ou Verdadeiro)

Supondo a tabela principal:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Onde você precisaria procurar o salário e bônus dos funcionários de acordo com o seu setor nas tabelas seguintes:

 

 

 

 

 

 

 

 

Sabemos previamente que todos os setores existem (embora isso não seja um problema como veremos adiante).

Como faremos para “ligar” a tabela principal às tabelas auxiliares?

Primeiramente, podemos facilitar nossa vida dando “apelidos” para as áreas das tabelas auxiliares. Selecione de Setor até o valor de 6% na primeira tabela e na caixa de nome, digite o nome que você quiser. Daremos para esta área o nome Bônus. Não sabe onde fica a caixa de nome? Veja abaixo quem é essa nossa aliada:

 

 

 

 

 

 

 

Não esqueça de pressionar  ENTER para confirmar o nome aplicado.

Faça a mesma coisa com a outra tabela. Podemos dar o nome de Salários.

Agora voltaremos à nossa tabela principal e vamos iniciar nosso PROCV. Iniciaremos nossa função com Igual ou o sinal de mais e vamos seguir a sintaxe que está acima.

=PROCV(

Valor Procurado

Quem é nosso valor procurado? Isso quer dizer: o que temos na tabela principal que poderemos comparar com nossa tabela auxiliar chamada por nós de Salários? A única coisa que temos em comum são os setores, certo? Logo, este vai ser o nosso Valor Procurado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Matriz Tabela ( Tabela Desejada)

Depois precisamos informar qual é a tabela onde as informações que queremos pesquisar estão localizadas. Você pode informar um intervalo de células ou um nome que você aplicou ao intervalo. Para o exemplo do salário teremos:

=PROCV(B2;Salários


Número do índice da Coluna (Coluna Desejada)

Agora precisamos falar para o Excel qual a coluna que nós precisaremos para “transportar” para a tabela principal. Sabendo que nossa tabela salário tem apenas 2 colunas e que a primeira é a que faz a comparação com o valor procurado, a única coluna que podemos escolher é a coluna 2. Peço atenção neste ponto, procure esquecer os títulos das colunas (A, B, C…), observe apenas qual o número da coluna na tabela que você deseja transportar:

=PROCV(B2;Salários;2

[Procurar Intervalo] – Valor lógico (Verdadeiro ou Falso)

Aqui temos o ponto importante que muitas pessoas não conhecem e que precisam entender ao certo para que não tenhamos resultados imprecisos em nosso PROCV. O Valor lógico permite que você possa ter resultados aproximados ou exatos em sua planilha. Vamos analisar o nosso exemplo: Todos os valores que temos na coluna B (Setor) existem nas nossas tabelas Salários e Bônus. Logo, poderíamos usar sem problemas qualquer tipo de valor lógico, pois não corremos risco de nosso PROCV causar uma busca indesejada. Mas, você teria grandes problemas se nas nossas tabelas Salários ou Bônus tivessem valores não ordenados, ou se na tabela principal, na coluna B você tenha algum valor inexistente nas tabelas Salários ou Bônus então você não conseguiria encontrar um valor correspondente e aí, usando o valor lógico errado você terá problemas.

Grave isso: SEMPRE que você tiver uma Tabela de Pesquisa desordenada você sempre usará o Valor Lógico Falso, que fará com que a pesquisa seja exata, não permitindo que outro valor que não seja exatamente aquele seja encontrado.

Você vai usar o valor lógico Verdadeiro toda vez que você tenha valores numéricos na análise em ordem crescente, onde esses valores vão representar faixas de valores como no exemplo abaixo:

 

 

 

 

 

 

 

 

Neste caso, o PROCV com valor lógico verdadeiro fará uma busca aproximada, sempre fazendo a aproximação para baixo.

Por exemplo, se seu valor procurado for 2000, o valor mais próximo abaixo seria 1020, dando um aumento de 8% (coluna 3)

Voltando ao nosso exemplo do Salário teríamos:

=PROCV(B2;Salários;2;0)

Aproveito para contar mais este segredo. Toda vez que você quiser colocar o valor lógico Falso, basta colocar 0 (Zero). Caso queira colocar o valor lógico Verdadeiro, basta não colocar o último parâmetro.

Teremos na nossa planilha:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Agora basta arrastar nossa fórmula para baixo (Basta dar dois cliques na alça de arrasto). Com isso solucionamos a coluna dos salários. Você seria capaz de solucionar a coluna dos bônus?

Aguardo seus comentários e sugestões para os próximos posts.

Aproveito para convidá-los a ver nossa página de promoções para o mês de julho. Preços especiais para grupos a partir de 5 participantes.

Um forte abraço e até a próxima!

 

Fabio Joaquim
Por Fabio Joaquim julho 14, 2011 10:26
Escreva um comentário

Nenhum comentário

Nenhum comentário ainda!

Deixe-me contar uma história triste! Não há comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar esse artigo.

Escreva um comentário
Ver comentários

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos requeridos estão marcados*

COMENTÁRIOS RECENTES

  • Todi

    Todi

    Ótimo obrigado.

    Ver artigo
  • Victor

    Victor

    Fiz os treinamentos de Excel Básico e Intermediário. Ambos são excelentes e proporcionam um ótimo domínio da ferramenta para que…

    Ver artigo
  • PL

    PL

    Ajudou pacas, muito prático. vlw.

    Ver artigo

AGENDA

ENCONTRE-NOS NO FACEBOOK

CADASTRE-SE PARA NOVIDADES