Microsoft Excel – Criando um gráfico condicional

Fabio Joaquim
Por Fabio Joaquim novembro 9, 2010 00:32

Microsoft Excel – Criando um gráfico condicional

Hallo!!!

Bem pessoal, agora que mesclei, não tem jeito… Vamos seguir com mais dicas avançadas: vou criar com vocês um gráfico condicional.

O que é um gráfico condicional? É um gráfico que muda de cor de acordo com um critério que você especificar. Por exemplo, você tem 3 estágios em uma linha de produção: Produção Baixa, Produção Esperada e Super Produção. Você gostaria de colocar estes estágios em três cores diferentes em um gráfico de colunas, com apenas 1 coluna e não três como normalmente seria…

Nosso problema é esse:

Gráfico condicional

Segue a planilha para você acompanhar comigo: Exemplo – Gráfico Condicional

Planilha salva? Vamos lá:

Crie três colunas onde vocês irão separar os valores: Produção Baixa, Produção Esperada e Super Produção. Você já sabe qual o critério de cada uma, então, precisamos dividir os valores de produção em suas colunas correspondentes:

Gráfico Condicional - Parte 2

Para Produção Baixa vamos fazer a seguinte função: =SE(B5<100000;B5;0), onde o valor de B5 aparecerá na coluna caso ele seja menor que 100.000 senão aparecerá 0.

Para Produção Esperada vamos fazer a seguinte função: =SE(E(B5>=100000;B5<=400000);B5;0), onde o valor de B5 aparecerá na coluna caso ele seja maior ou igual a 100.000 E menor ou igual a 400.000 senão aparecerá 0.

Para Super Produção vamos fazer a seguinte função: =SE(B5>400000;B5;0), onde o valor de B5 aparecerá na coluna caso ele seja maior que 400.000 senão aparecerá 0.

Não esqueça de arrastar as fórmulas para baixo!

Você terá o seguinte resultado:

Gráfico Condicional - Parte 3

Agora vamos montar o gráfico! Bem, no post Criando um gráfico rápido mostrei como vocês poderiam criar gráficos em um estalar de dedos.

A dica a seguir serve apenas para Office 2007 e 2010, galera mais velhinha, mande-me um e-mail que darei um apoio. Clique em uma área vazia da planilha e pressione ALT + F1, você terá um gráfico em branco.

Gráfico condicional - parte 4

Com o gráfico vazio inserido, vamos brincar um pouco! Selecione desde Super Produção até o último valor de sua coluna, copie e cole dentro do gráfico. Isso mesmo! Vai, tenta!

Agora clique na coluna azul que apareceu e lá no topo localize Ferramentas de Gráfico, Formatar.

Ferramentas de Gráfico, Formatar

Localize o botão Preenchimento da Forma e escolha a cor Verde, você pode também no grupo Estilos da Forma escolher um modelo verde pronto pré-configurado.

Seu gráfico ficará assim:

Gráfico Condicional

Agora repita o processo de copiar e colar para as outras duas colunas. Não esqueça de personalizar, ok? Lembre-se Produção Baixa em Vermelho, Produção Esperada em Azul e Super Produção em Verde.

Teremos este resultado ao final desta etapa:

Gráfico condicional - Quase Ok

Agora falta pouco, vamos aos ajustes finais:

Primeiro, iremos alterar os números referentes aos meses para o nome dos meses:

Clique no gráfico, vá em Ferramentas de Gráfico, Design e clique no botão Selecionar Dados. Em Rótulos do Eixo Horizontal (categorias) você deve clicar no botão Editar e depois selecione os meses das células A5 até A16 pressione Ok e depois Ok novamente e pronto, você terá este resultado:

Agora falta pouco para nosso Gráfico Condicional

Vamos aos “finalmentes”, clique com o botão direito sobre qualquer coluna deste gráfico e escolha Formatar Série de Dados… Na janela que se abre, simplesmente faça os seguintes ajustes:

Sobreposição de Séries: 100% – Isso fará com que as colunas fiquem uma sobre a outra, dando a impressão da troca de cor.

Largura do Espaçamento: Cerca de 20% – Isso fará com que as colunas fiquem mais largas dando um efeito muito interessante.

Este é nosso resultado final:

Gráfico Condicional 3 condições - Completo

Agora, experimente alterar o valor da produção em qualquer um dos meses para ver as colunas “mudando” de cor, e impressionando muita gente.

Malandramente, coloque o gráfico posicionado exatamente sobre a área onde você dividiu a informação. Ninguém precisa saber que tem um segredo ali atrás não é?

Solução - Gráfico Condicional

Lembro que com esta técnica, você pode criar gráficos condicionais com o número de cores que quiser. Tudo dependerá de quantas colunas de condições você criará.

Esta foi excelente, ou você esperava mais? Bem pessoal, comente, entre em contato e estarei pronto para postar mais e mais segredos por aqui. Ok? Abraços!

Auf Wiedersehen!

Fabio Joaquim
Por Fabio Joaquim novembro 9, 2010 00:32
Escreva um comentário

Nenhum comentário

Nenhum comentário ainda!

Deixe-me contar uma história triste! Não há comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar esse artigo.

Escreva um comentário
Ver comentários

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos requeridos estão marcados*

COMENTÁRIOS RECENTES

  • Todi

    Todi

    Ótimo obrigado.

    Ver artigo
  • Victor

    Victor

    Fiz os treinamentos de Excel Básico e Intermediário. Ambos são excelentes e proporcionam um ótimo domínio da ferramenta para que…

    Ver artigo
  • PL

    PL

    Ajudou pacas, muito prático. vlw.

    Ver artigo

AGENDA

ENCONTRE-NOS NO FACEBOOK

CADASTRE-SE PARA NOVIDADES