Microsoft Excel – Funções E e OU

Fabio Joaquim
Por Fabio Joaquim janeiro 26, 2011 19:35

Microsoft Excel – Funções E e OU

Olá pessoal!

Estou usando pela primeira vez o Microsoft Word 2010 para atualizar o meu blog. Estou bem satisfeito com a integração, funciona perfeitamente bem. Estive um pouco ausente por conta de compromissos profissionais, mas estou de volta!

Caso queira, baixe aqui a planilha para este exemplo.

Vou falar hoje sobre duas funções que podem ser usadas em conjunto com a função SE que abordei alguns dias atrás, clique aqui para ler o post. As funções que falarei serão a E e OU

Às vezes temos a necessidade de utilizar a função SE analisando dois ou mais critérios ao mesmo tempo. Como exemplo eu poderia dar para uma empresa onde o funcionário deverá ganhar um aumento no seu salário baseado em dois critérios: Tempo de Empresa e Avaliação do Supervisor. O funcionário só deverá ter o aumento se ele tiver o tempo de empresa maior que 5 anos e a avaliação do supervisor maior ou igual a 70%. Vamos à planilha:

Preciso saber quais funcionários devem receber aumento de acordo com as nossas condições:

  • Funcionário deve ter mais que 5 anos na empresa
  • Funcionário deve ter avaliação maior ou igual a 70%

Simplesmente iremos usar nossa Função SE do jeito que sempre usamos:

=SE(

Mas, quando vamos começar a colocar as nossas condições, temos a diferença:

=SE(E(B2>5;C2>=70%);”Sim”;”Não”)

Você deve colocar todas as condições que devem ser obrigatórias na nossa Função E. Como temos apenas duas condições, ficou muito simples, mas você poderia colocar mais condições, se necessário.

Nosso resultado ficará assim:

Segundo nossa planilha, apenas a Ana deverá ter aumento.

Agora vamos fazer diferente: Os funcionários receberão aumento se eles tiverem mais que 5 anos na empresa OU se eles tiverem uma avaliação maior ou igual a 70%.

Voltamos à nossa planilha inicial:

Agora vamos começar nossa Função SE:

=SE(

Quando vamos começar a colocar as nossas condições, temos a diferença: No lugar do E, coloque OU.

=SE(OU(B2>5;C2>=70%);”Sim”;”Não”)

Você deve colocar todas as condições na nossa Função OU. Neste caso basta que uma das condições seja verdadeira para termos o resultado positivo. Veja nossa planilha pronta abaixo:

Agora o resultado foi bem diferente, não? Apenas o Felipe não teria direito à aumento. Façam testes alterando os valores para ver como a sua planilha irá se comportar. As Funções E e OU são muito importantes para várias situações, você com certeza irá se lembrar de uma.

E aí, gostaram? No próximo post falarei da temida Função PROCV, tenho certeza que vocês vão gostar muito.

Lembro que já estou montando minha agenda para os treinamentos até abril, entre em contato para saber como posso ministrar cursos na sua empresa.

Forte abraço e até a próxima!

Fabio Joaquim
Por Fabio Joaquim janeiro 26, 2011 19:35
Escreva um comentário

Nenhum comentário

Nenhum comentário ainda!

Deixe-me contar uma história triste! Não há comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar esse artigo.

Escreva um comentário
Ver comentários

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos requeridos estão marcados*

COMENTÁRIOS RECENTES

  • Todi

    Todi

    Ótimo obrigado.

    Ver artigo
  • Victor

    Victor

    Fiz os treinamentos de Excel Básico e Intermediário. Ambos são excelentes e proporcionam um ótimo domínio da ferramenta para que…

    Ver artigo
  • PL

    PL

    Ajudou pacas, muito prático. vlw.

    Ver artigo

AGENDA

ENCONTRE-NOS NO FACEBOOK

CADASTRE-SE PARA NOVIDADES