Golpe na internet usa 2ª via de boletos; saiba evitar

Alexandra Marques
Por Alexandra Marques outubro 7, 2014 08:22

Golpe na internet usa 2ª via de boletos; saiba evitar

Fazer o download da segunda via de boletos eletrônicos pode levar a um golpe bancário pela internet. Muitas vezes, os dados do código de barras são alterados e o valor pago acaba sendo repassado para a conta de criminosos.

Outro indício de fraude são as ligações telefônicas que informam sobre a necessidade de trocar boletos cujos valores foram cobrados indevidamente. Durante a ligação, o próprio consumidor passa os dados do boleto original para o criminoso, que emite um documento novo com a alteração do destinatário.

Para evitar cair nesses golpes, confira sempre se o código da parte de cima da fatura é o mesmo que o da parte de baixo. Se necessária, a segunda via do boleto deve ser solicitada diretamente do site do banco emissor, com CNPJ da empresa, valor e data de vencimento no título.

Caso seja vítima de um crime semelhante, o consumidor deve contatar a empresa, comprovando os pagamentos realizados. Ainda que seja uma fraude de terceiros, a responsabilidade é da empresa porque o cliente não possui meios para identificá-la.

De acordo com a associação de consumidores PROTESTE, também há casos de envios de falsas faturas de cartão de crédito. As correspondências possuem todos os dados corretos do consumidor, com compras realizadas e sem aparente violação. Nestes episódios, verifique o código de barras da fatura e compare com os meses anteriores; o número deve ser sempre o mesmo.

Confira mais dicas que ajudam a detectar uma fraude:

  • Verifique se o símbolo do banco do cartão está correto
  • Se possível, evite utilizar o boleto impresso. Pagar as contas por débito em conta e pela internet podem deixar a transação mais segura
  • Caso ainda tenha dúvidas, leve a fatura até o banco e confirme a veracidade com o gerente, ou ligue pata a central de atendimento do cartão de crédito.

Fonte: Olhar Digital

Alexandra Marques
Por Alexandra Marques outubro 7, 2014 08:22
Escreva um comentário

Nenhum comentário

Nenhum comentário ainda!

Deixe-me contar uma história triste! Não há comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar esse artigo.

Escreva um comentário
Ver comentários

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos requeridos estão marcados*

COMENTÁRIOS RECENTES

  • Todi

    Todi

    Ótimo obrigado.

    Ver artigo
  • Victor

    Victor

    Fiz os treinamentos de Excel Básico e Intermediário. Ambos são excelentes e proporcionam um ótimo domínio da ferramenta para que…

    Ver artigo
  • PL

    PL

    Ajudou pacas, muito prático. vlw.

    Ver artigo

AGENDA

ENCONTRE-NOS NO FACEBOOK

CADASTRE-SE PARA NOVIDADES