Evento da Apple desta terça-feira será ‘o mais interessante dos últimos tempos’

Alexandra Marques
Por Alexandra Marques setembro 9, 2014 08:38

Evento da Apple desta terça-feira será ‘o mais interessante dos últimos tempos’

RIO – O evento da Apple nesta terça-feira no Flint Center for Performing Arts, em Cupertino, nos EUA, acontecerá às 14h. Jornalistas e analistas acampanharão de perto os anúncios da empresa e, como de costume, a torrente de rumores não para de crescer na medida em que se aproxima a abertura das portas, às 10h da manhã pelo horário local da Califórnia.

Por fabricar a maioria de seus equipamentos na China, é de lá que os vazamentos geralmente pipocam de início. Algum funcionário das linhas de montagem ou dos setores de estoque consegue fotografar um ou outro componente, a imagem se espalha na web, e engenheiros de hardware põe-se imediatamente a “preencher” o dispositivo a partir da peça revelada. Mas às vésperas da grande data, o aparelho já está montado e acabado, inspirando fotos e vídeos mais fidedignos.

O mais recente vídeo, mostrando o iPhone 6 em comparação ao 5S, foi filmado aparentemente na China no sábado, 6 de setembro. A produção da peça audiovisual é tosca, com eco e iluminação amadorística, mostrando apenas um homem com indicador amarelo de nicotina comparando os dois aparelhos e comentando a novidade. Aparentemente, o vídeo foi filmado enquadrando uma outra tela. E não aumente o áudio, pois tem alguém na sala tossindo bem alto:

Entre as novidades mais esperadas neste evento, que alguns preveem que será o mais interessante conjunto de anúncios da Apple nos últimos tempos, destacam-se:

■ iWatch: A Apple deve dar seu primeiro passo em uma nova categoria de produtos: smartwatches e relógios telemétricos e de fitness. Num momento em que a febre dos smartwatches está em alta, a julgar pela pletora de lançamentos e anúncios no setor durante o evento IFA 2014 em Berlim na semana passada, a Apple tem tudo para colocar a cereja em cima do creme. Pelo menos é o que esperam os analistas do mercado. No entanto, visual, especificações, preço e data de disponibilidade — tudo isso ainda está envolto em opaco mistério, aliás, muito bem mantido graças à cadeira de produção e suprimento diferente da do iPhone. A data esperada para início das vendas é 19 de setembro e diz-se também que o dispositivo terá sensor de batimentos cardíacos, avisos de notificações, acompanhamento de atividades e pagamentos móveis. Tela curva? Bateria super durável? Mais de um modelo? Conexão celular autônoma independente do iPhone? Vai superar a concorrência? Tudo incerto ainda.

■ Novo iPhone: O novo smartphone da Apple, previsto para ser chamado iPhone 6, provavelmente virá em dois modelos. Mas não como ocorreu em 2013, quando os iPhones 5C e 5S foram virtualmente uma roupagem nova do iPhone 5. Espera-se dois tamanhos de tela: uma de 4,7 polegadas e outra de 5,5 polegadas, este último com funcionalidades de display em formato paisagem, semelhante às do iPad. Fala-se que ambos terão bordas arredondadas e ostentarão duríssima tela de safira sintética, mas há algumas dúvidas sobre este último ponto, em função de possíveis atrasos na fabricação, especialmente no modelo iPhone 6L, o maior (o “L” seria de “larger”, maior, em inglês). Ambos, porém, devem trazer o processador A8 de 64 bits, mais musculoso que o anterior, e também opção de conexão e pagamentos por proximidade, com a tecnologia NFC (near field communication). E o botão liga/desliga sai da borda superior do telefone para a borda direita, bem a la Android.

■ iOS: Apresentada em junho, deve ser liberada publicamente a nova versão do sistema operacional móvel da Apple, o iOS 8. Especialistas, porém, continuam recomendando um pouco de paciência aos usuários do iOS 7.1.2, especialmente os donos de modelos que não sejam o atual top-de-linha, o iPhone 5S. É que, não raro, a primeira leva de uma nova versão de iOS exige demais das máquinas antigas, causando alguns infortúnios para os mais afoitos. A previsão é que por volta de 17 de setembro já será possível baixar o iOS 8.

■ OS X Yosemite: Aguarda-se o anúncio de uma data de lançamento da nova versão do sistema operacional da Apple para sua linha Mac.

■ iPad: Nada de iPad por ora, dizem os analistas mais prudentes. Em outubro, provavelmente sim.

 iCloud: É quase certo que o CEO, Tim Cook, vai dar alguma satisfação referente ao lastimável vazamento de fotos de celebridades sem roupa, que teve origem numa falha de segurança da nuvem da Apple.

■ Beats: Deve haver também alguma novidade no setor de fones de ouvido e música, na esteira da compra da Beats pela Apple.

Interessados poderão ver todos esses enigmas se revelando em tempo real, pois o evento terá streaming de vídeo ao vivo, pelo endereço <http://www.apple.com/live/>, a partir das 14h desta terça-feira (horário de Brasília).


Fonte: O Globo

Alexandra Marques
Por Alexandra Marques setembro 9, 2014 08:38
Escreva um comentário

Nenhum comentário

Nenhum comentário ainda!

Deixe-me contar uma história triste! Não há comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar esse artigo.

Escreva um comentário
Ver comentários

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos requeridos estão marcados*

COMENTÁRIOS RECENTES

  • Todi

    Todi

    Ótimo obrigado.

    Ver artigo
  • Victor

    Victor

    Fiz os treinamentos de Excel Básico e Intermediário. Ambos são excelentes e proporcionam um ótimo domínio da ferramenta para que…

    Ver artigo
  • PL

    PL

    Ajudou pacas, muito prático. vlw.

    Ver artigo

AGENDA

ENCONTRE-NOS NO FACEBOOK

CADASTRE-SE PARA NOVIDADES