Entenda a tecnologia que validou o gol da França na Copa do Mundo

Alexandra Marques
Por Alexandra Marques junho 17, 2014 08:27

Entenda a tecnologia que validou o gol da França na Copa do Mundo

A Tecnologia da Linha do Gol (TLG) foi usada pela primeira vez em uma Copa do Mundo para validar um gol, no último domingo (15). No jogo entre França e Honduras, no estádio Beira-Rio em Porto Alegre, a tecnologia conseguiu detectar que a bola cruzou totalmente a linha do gol e levou apenas um segundo para avisar ao árbitro que o segundo gol da equipe francesa foi legal.

A polêmica aconteceu no segundo tempo da partida em um lance feito pelo camisa 10 francês, Karim Benzema. O jogador chutou em direção ao gol mas a bola bateu na trave e depois foi agarrada pelo goleiro. Afinal, a bola entrou ou não? Nesse momento entrou em ação a Tecnologia da Linha de Gol (ou Goal Line Technology, em inglês) que confirmou a decisão do árbitro e validou o gol.

Os 12 estádios brasileiros que receberão os jogos deste mundial estão equipados com a TLG. O recurso funciona com sete câmeras apontadas diretamente para o gol, com o objetivo de captar todos os ângulos possíveis de entrada da bola no gol. No momento em que a bola passa por, pelo menos, 30 centímetros de distância da linha fatal, a TLG informa ao árbitro da validade do gol e exibe a análise no telão do estádio em quatro dimensões (4D).

A tecnologia também foi utilizada pela Fifa no Mundial de Clubes 2012/2013 e na Copa das Confederações 2013. A TLG, no entanto, tem sido alvo de polêmica no mundo do futebol. Apesar de fornecer dados conclusivos para uma partida, há quem prefira manter o futebol o mais natural possível, sem interferência tecnológica.

Por outro lado, os que apoiam o uso da TLG argumentam que a tecnologia ajuda a prevenir injustiças dentro de campo, como a partida emblemática entre Inglaterra e Alemanha na Copa do Mundo de 2010, nas oitavas de final.

O árbitro Jorge Larrionda e o assistente Mauricio Espinosa invalidaram o gol do meia Frank Lampard contra a Alemanha depois da bola bater no travessão e cruzar a linha do gol. Após o erro, a Inglaterra não conseguiu reagir e acabou sendo goleada por 4 a 1. O resultado fez com que o time desse adeus à Copa do Mundo.

Fonte: TechTudo

Alexandra Marques
Por Alexandra Marques junho 17, 2014 08:27
Escreva um comentário

Nenhum comentário

Nenhum comentário ainda!

Deixe-me contar uma história triste! Não há comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar esse artigo.

Escreva um comentário
Ver comentários

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos requeridos estão marcados*

COMENTÁRIOS RECENTES

  • Todi

    Todi

    Ótimo obrigado.

    Ver artigo
  • Victor

    Victor

    Fiz os treinamentos de Excel Básico e Intermediário. Ambos são excelentes e proporcionam um ótimo domínio da ferramenta para que…

    Ver artigo
  • PL

    PL

    Ajudou pacas, muito prático. vlw.

    Ver artigo

AGENDA

ENCONTRE-NOS NO FACEBOOK

CADASTRE-SE PARA NOVIDADES