Dicas para fotografar com o celular

Alexandra Marques
Por Alexandra Marques janeiro 16, 2015 09:56

Dicas para fotografar com o celular

Conheça bem o que seu smartphone pode fazer e observe tudo à sua volta: nem sempre as melhores fotos estão na nossa frente

Veja as fotos dos grandes fotógrafos. Compre livros e revistas, busque na internet, observe como usam a luz, a composição e o enquadramento. Não há melhor forma de aprender sobre fotografia.

Conheça o seu equipamento. Este é o primeiro passo para fazer boas fotos, seja com smartphones, seja com câmeras profissionais. Busque informações sobre o modelo do seu aparelho, aprenda do que ele é capaz e faça fotos em diferentes condições de luz. Assim você estará preparado para as eventualidades, e não perderá tempo tentando descobrir a melhor configuração quando se encontrar com uma imagem imperdível.

Não se esqueça de limpar a lente antes de fotografar. Poucas coisas estragam mais fotos do que marcas de sujeira na lente. E cuide do seu smartphone — uma lente arranhada é tão triste quanto uma tela quebrada.

Esqueça os selfies. O mundo é vasto, variado e está cheio de coisas lindas para clicar. A sua família e os seus amigos não vão gostar menos de você se você não estiver em todas as fotos.

Não use flash à noite. Esta recomendação vale para praticamente todas as câmeras compactas, mas deve virar mantra sobretudo para quem só fotografa com smartphones: as fotos ficam horríveis.

Use flash em dias de sol. O flash melhora os retratos, porque atenua as sombras muito fortes. Outro bom uso do flash é ao cair da tarde, porque o primeiro plano fica iluminado, enquanto ainda há uma luz bonita ao fundo. Experimente!

Pense na foto que está fazendo, estude o enquadramento, tente diferentes ângulos. Observe a luz. Veja de onde vem, confira as sombras.

Observe o fundo. Às vezes ficamos tão empolgados com o que queremos registrar que nos esquecemos de ver o que está em segundo plano — e um segundo plano ruim ou confuso pode matar uma foto.

Observe tudo à sua volta. Observe muito. Volta e meia, as melhores fotos não são aquelas que estão na nossa frente. Segure o aparelho com firmeza, especialmente em pouca luz. Busque apoio para o aparelho: as costas de uma cadeira, um copo emborcado na mesa.

Chegue perto. “Se as suas fotos não estão suficientemente boas, é porque você não chegou suficientemente perto”: a máxima do grande Robert Capa vale para tudo, de instantâneos na rua a retratos das crianças. Por falar em crianças: abaixe-se para fotografá-las. Olhe-as nos olhos. Isso vale também para bichos de estimação.

Não use zoom. Mesmo os melhores zooms dos melhores smartphones são uma desgraça. É melhor aumentar a resolução e, depois, dar um corte na imagem.

Escolha sempre a maior resolução possível. Para isso você precisa abrir espaço no cartão ou na memória do smartphone com certa frequência, mas o resultado compensa.

Use filtros com parcimônia. Filtros são divertidíssimos e muitas vezes salvam fotos capengas, mas sua utilização excessiva cansa. Além disso, num mundo em que todos usam filtros o tempo todo, a originalidade pode estar num resultado limpo.

Edite as fotos. Há excelentes aplicativos de edição para todas as plataformas. Escolha um ou dois, e aprenda a usá-los. Eles podem transformar radicalmente as suas imagens.

Não faça muitas fotos, ou você nunca conseguirá cuidar delas direito. Eu mesma gostaria de seguir este conselho, mas nunca consegui.

Finalmente, uma dica para quem gosta de usar o smartphone para filmar: por favor, por misericórdia, por caridade — não filme na vertical. Filme na horizontal, sempre!

Fonte: O Globo

Alexandra Marques
Por Alexandra Marques janeiro 16, 2015 09:56
Escreva um comentário

Nenhum comentário

Nenhum comentário ainda!

Deixe-me contar uma história triste! Não há comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar esse artigo.

Escreva um comentário
Ver comentários

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos requeridos estão marcados*

COMENTÁRIOS RECENTES

  • Todi

    Todi

    Ótimo obrigado.

    Ver artigo
  • Victor

    Victor

    Fiz os treinamentos de Excel Básico e Intermediário. Ambos são excelentes e proporcionam um ótimo domínio da ferramenta para que…

    Ver artigo
  • PL

    PL

    Ajudou pacas, muito prático. vlw.

    Ver artigo

AGENDA

ENCONTRE-NOS NO FACEBOOK

CADASTRE-SE PARA NOVIDADES