Conheça 7 aplicativos que prometem treinar seu cérebro

Alexandra Marques
Por Alexandra Marques maio 26, 2015 08:43

Conheça 7 aplicativos que prometem treinar seu cérebro

Já que passamos tanto tempo com smartphones, pode ser uma boa ideia buscar o desenvolvimento de algumas habilidades. Este é o objetivo dos aplicativos que “treinam seu cérebro”: oferecer joguinhos e atividades simples que podem ser realizadas em pouco tempo e que, segundo eles, acabam por nos tornar mais rápidos e criativos na hora de resolver problemas e realizar diversas tarefas ao mesmo tempo.

Cientificamente, o benefício desses jogos ainda não é comprovado. Embora alguns estudos indiquem que jogos digitais podem desenvolver algumas habilidades cognitivas específicas,outros pesquisadores contestam a validade desses estudos, seja porque eles utilizam metodologias pouco precisas (pedem para os participantes avaliar sua própria melhora, por exemplo), seja porque são realizados apenas com pequenos grupos de pessoas.

Além disso, outro artigo sugere também que, ainda que esses jogos permitam ao cérebro realizar melhor determinadas tarefas, essa melhora não “extravasa” para outras áreas da vida cotidiana. Em outras palavras, eles sugerem que fazer sudoku todo dia só te deixa melhor em sudoku.

Outros aplicativos pensam na saúde cerebral não apenas como uma série de habilidades a serem desenvolvidas, mas como um fator importante na felicidade das pessoas. Esses programas buscam melhorar a qualidade de vida dos usuários por meio de alguns exercícios simples e rápidos, e tem um caráter mais emocional que prático. Contudo, apesar de muitas resenhas positivas, os benefícios desses aplicativos também não são cientificamente comprovados.

Mas se por um lado os benefícios neurológicos desses aplicativos não são conclusivos, por outro eles não deixam de ser boas formas de passar o tempo. Selecionamos abaixo alguns dos melhores aplicativos para você, na melhor das hipóteses, se tornar mais inteligente (e, na pior delas, se distrair um pouco).

Lumosity (AndroidiOSWindows Phone; grátis)

O Lumosity talvez seja o mais famoso dos aplicativos que prometem treinar o seu cérebro. Segundo os desenvolvedores, ele tem como objetivo melhorar a memória e a atenção dos usuários, dentre outras funções cerebrais. Os jogos que ele oferece são criados por neurocientistas, e alguns deles são até mesmo usados em estudos como os citados acima. Na versão paga, você pode montar um treino personalizado com base nos estudos já realizados pelos criadores.

Elevate (AndroidiOSWindows Phone; grátis)

Os jogos do Elevate também são criados em aprceria com pesquisadores, e o aplicativo também oferece treinos personalizados de acordo com as habilidades que o usuário deseja desenvolver. Ele promete melhorar a concentração, memória, velocidade de processamento e habilidades matemáticas, além da capacidade de expressão dos jogadores (embora essa última só esteja disponível em inglês). Ele também possui uma versão paga que acrescenta mais funções.

Peak (AndroidiOS; grátis)

O Peak oferece 15 joguinhos simples que, segundo os desenvolvedores, podem melhorar o foco, a memória, a agilidade mental e as capacidades de linguagem e de solução de problemas dos usuários ao serem jogados com regularidade. Você também pode montar uma agenda de treinos com as habilidades que deseja desenvolver, e o aplicativo oferece gráficos e tabelas que mostram como você melhorou ao longo do tempo. Também é possível jogar os joguinhos individualmente, fora do treino, e tentar superar a sua própria pontuação.

NeuroNation (AndroidiOS; grátis)

Os jogos e exercícios do NeuroNation focam em três habilidades mentais específicas: memória, concentração e raciocínio lógico. Segundo os desenvolvedores, bastam 10 minutos de eercícios por dia para que os usuários desenvolvam essas habilidades. A página do aplicativo informa também que a eficácia dos exercícios do aplicativo foi comprovada por um estudo da Universidade Livre de Berlim.

Eidetic (AndroidiOSWindows Phone; grátis)

O Eidetic não promete desenvolver seu cérebro, mas uma habilidade neurológica muito específica: memória. Ele utiliza uma técnica chamada de repetição espaçada (que envolve mostrar ao usuário, em intervalos de tempo cada vez maiores, aquilo que ele deve memorizar) para desenvolver essa habilidade. Os jogos envolvem memorizar um número de telefone, por exemplo, ou reproduzir um determinado padrão de quadrados coloridos após olhar o modelo por apenas alguns segundos.

Happify (Android (beta)iOS; grátis)

Em vez de oferecer melhoras para determinadas faculdades mentais, o Happify promete tornar o usuário mais feliz por meio de joguinhos que ajudam a evitar maus pensamentos e a ver o lado positivo das coisas. para isso, o aplicativo oferece uma série de atividades breves, como “agradecimento”, “apreciar pequenas coisas” e “cena serena”. Na versão paga do aplicativo, é possível também escolher programas de treinamento específicos para ajudar a lidar melhor com situações estressantes, fortalecer a autoconfiança e superar pensamentos negativos.

Take a Break (AndroidiOS; grátis)

A ideia do Take a Break é esvaziar sua mente para permitir que ela funcione. Ou, em outras palavras, ajudar a meditar. A versão gratuita do aplicativo oferece intervalos de meditação de 7 ou 13 minutos, com ou sem música, para ajudar a relaxar rapidamente. Na versão paga, chamada Simply Being (Android, R$ 4,03; iOS, US$ 1,99) é possível meditar por 5 a 20 minutos, com diversas opções de música, sons da natureza e vozes (em inglês) para ajudar a guiar sua atenção e concentração. As duas versões do aplicativo prometem aliviar stress e ansiedade, desenvolver paciência e ajudar pessoas com insônia.

Fonte: Olhar Digital

Alexandra Marques
Por Alexandra Marques maio 26, 2015 08:43
Escreva um comentário

Nenhum comentário

Nenhum comentário ainda!

Deixe-me contar uma história triste! Não há comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar esse artigo.

Escreva um comentário
Ver comentários

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos requeridos estão marcados*

COMENTÁRIOS RECENTES

  • Todi

    Todi

    Ótimo obrigado.

    Ver artigo
  • Victor

    Victor

    Fiz os treinamentos de Excel Básico e Intermediário. Ambos são excelentes e proporcionam um ótimo domínio da ferramenta para que…

    Ver artigo
  • PL

    PL

    Ajudou pacas, muito prático. vlw.

    Ver artigo

AGENDA

ENCONTRE-NOS NO FACEBOOK

CADASTRE-SE PARA NOVIDADES