Como fotografar melhor com seu smartphone?

Alexandra Marques
Por Alexandra Marques outubro 15, 2014 17:03

Como fotografar melhor com seu smartphone?

Existe também uma linha de lentes que podem ser acopladas aos smartphones para substituir essa ausência do zoom óptico. De grande angulares a teleobjetivas, esses acessórios são bastante interessantes e ampliam bastante suas possibilidades. Se você realmente gosta de fotografar, é um investimento não tão alto e que vale a pena.

Bom, agora independente de zoom, lente ou enquadramento, fotografia é luz! E se a ideia for melhorar seus cliques, é hora de começar a prestar mais atenção nas fontes de luz presentes na sua cena. De onde elas vêm? Qual sua intensidade?…e por aí vai.

“Não é porque é um fotógrafo amador ou hobbysta que ele não tem que treina observação. De onde vem o sol ou a luz?”, lembra o professor de fotografia Felipe Denuzzo, da Escola Panamericana de Arte. É preciso observar para colocar o assunto de sua imagem contra a luz.

Ainda que de baixa potência, os flashs dos smartphones também podem ser bastante úteis; principalmente de perto e, sim, combinado com outra iluminação.

“O flash traz a luz pode trazer a luz para a sombra, o que chamamos de ‘luz de preenchimento'”, explica ele. Não precisa ser necessariamente o flash, mas qualquer fonte de iluminação ou até mesmo um rebatedor.

À noite não tem muito o que fazer; poucos smartphones trazem câmeras capazes de fazer boas fotos em condições de baixa luz. O padrão é que câmeras de celulares trabalhem, de preferência, com muita luz.

Uma função que vem se tornando comum também nos modelos mais modernos é o HDR, uma tecnologia que produz simultaneamente diversas imagens em diferentes exposições e combina as imagens automaticamente para criar uma fotografia mais próxima do que é visto pelo nosso olho; ou seja, com mais detalhes nas sombras e nos pontos luminosos do que uma imagem padrão.

“Não é o aparelho que faz a foto, mas o fotógrafo. Quanto mais você dominar o aparelho melhor”, explica o professor, citando que o usuário não deve se deixar dominar pelas funções do aparelho.

Com essas dicas, pode ter certeza, suas fotos tiradas com smarphone não serão mais as mesmas. Prepare-se para surpreender muita gente e até, de repente, se interessar ainda mais pelo fascinante mundo da fotografia.

Alexandra Marques
Por Alexandra Marques outubro 15, 2014 17:03
Escreva um comentário

Nenhum comentário

Nenhum comentário ainda!

Deixe-me contar uma história triste! Não há comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar esse artigo.

Escreva um comentário
Ver comentários

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos requeridos estão marcados*

COMENTÁRIOS RECENTES

  • Todi

    Todi

    Ótimo obrigado.

    Ver artigo
  • Victor

    Victor

    Fiz os treinamentos de Excel Básico e Intermediário. Ambos são excelentes e proporcionam um ótimo domínio da ferramenta para que…

    Ver artigo
  • PL

    PL

    Ajudou pacas, muito prático. vlw.

    Ver artigo

AGENDA

ENCONTRE-NOS NO FACEBOOK

CADASTRE-SE PARA NOVIDADES