Como corrigir erro em navegador quando não carrega uma página

Alexandra Marques
Por Alexandra Marques setembro 4, 2014 12:04

Como corrigir erro em navegador quando não carrega uma página

Nada mais irritante do que tentar abrir um site e aparecer uma mensagem dizendo que é impossível carregar uma página. Para ajudá-lo a fugir dessa situação, selecionamos possíveis soluções do problema: conexão, servidor DNS, antivírus, navegadores, cache, proxy ou mesmo extensões.

Descubra o que fazer quando o navegador não carrega uma página web (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Descubra o que fazer quando o navegador não carrega uma página web 

Problemas de conexão

A primeira possibilidade pode ser óbvia, mas é importante verificar: a falha na conexão de Internet ou do computador, com a rede local. Mas essa é bem fácil de saber, pois normalmente os equipamentos e o próprio Windows, além de outros sistemas, apontam para a perda da conexão.

A solução para o primeiro caso exige o uso do suporte da empresa responsável pela conexão a Internet, já na segunda opção, do administrador da rede local (ou basta conectar na rede sem fio, plugar o cabo de rede no PC ou switch) .

Windows mostrado que o computador está desconectado da rede local (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Windows mostrado que o computador está desconectado da rede local

Problemas com servidores DNS

Uma situação mais complicada de resolver é quando o problema está no servidor DNS usado pelo computador. Nesse caso, se você sabe que a conexão de Internet está funcionando e seu computar está conectado na rede local, mas não consegue acessar os sites, possivelmente é problema com DNS.

Alterando os servidores DNS no Windows 7 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Alterando os servidores DNS no Windows 7 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Problemas com ferramentas de segurança

Caso um navegador não consiga carregar websites, mas outros navegadores consigam, isso pode estar acontecendo porque seu software de segurança na Internet está bloqueando por exemplo, o Mozila Firefox. Essa situação ocorre quando você atualiza o navegador ou o software de segurança na Internet, em que, em ambas as situações, a ferramenta pode passar a considerar o browser uma ameaça e impedi-lo de conectar na Internet. Para resolver, basta ir até as preferências do programa e desbloquear o navegador. Para isso, consulte o manual do seu programa de segurança.

Problemas nos navegadores

Até o momento citamos problemas gerais relacionados a conexão e resolução de DNS, entretanto, às vezes o problemas pode estar apenas no navegador. Nesse caso, basta testar com outro para conseguir acessar a página. Mas se você não tiver essa opção, seja porque o site só funciona em determinado navegador ou qualquer outro motivo, continue esse tutorial e veja o que pode ser feito para contornar o problema.

Problemas nos cache

Sempre que navegamos na Internet, o browser guarda os dados dessa navegação. O objetivo disso é tornar mais rápido o acesso ao se voltar a acessar o site. Todo o conjunto desse conteúdo é o que chamamos de cache.

Muitas vezes o problema no carregamento da página acontece apenas com alguns sites, o que pode significar problemas com o cache do Navegador e para resolver, é preciso limpá-lo.

Problemas com Proxy

Algumas redes utilizam servidores proxy para agilizar e fiscalizar a navegação dos computadores e usuários. Com isso, pode acontecer de você não conseguir acessar nenhum site e certamente isso pode ser problema com a configuração do proxy.

Problemas com extensões

O grande diferencial de alguns navegadores são as extensões, programas internos que adicionam funcionalidades. Mas, ao mesmo tempo que ampliam o uso do navegador, elas podem complicar outras coisas. Por isso, uma ultima verificação que pode resolver problemas em carregamentos de páginas é exatamente a desativação de extensões, plugins e aplicativos de browser.

Experimente desativar todas as extensões e, em seguida, ative uma e teste o acesso à página. Faça ativação e o teste a cada extensão até descobrir qual delas é a causa do problema.

Fonte: TechTudo

Alexandra Marques
Por Alexandra Marques setembro 4, 2014 12:04
Escreva um comentário

Nenhum comentário

Nenhum comentário ainda!

Deixe-me contar uma história triste! Não há comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar esse artigo.

Escreva um comentário
Ver comentários

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos requeridos estão marcados*

COMENTÁRIOS RECENTES

  • Todi

    Todi

    Ótimo obrigado.

    Ver artigo
  • Victor

    Victor

    Fiz os treinamentos de Excel Básico e Intermediário. Ambos são excelentes e proporcionam um ótimo domínio da ferramenta para que…

    Ver artigo
  • PL

    PL

    Ajudou pacas, muito prático. vlw.

    Ver artigo

AGENDA

ENCONTRE-NOS NO FACEBOOK

CADASTRE-SE PARA NOVIDADES