5 dicas para o ambiente não atrapalhar o seu Wi-Fi

Alexandra Marques
Por Alexandra Marques dezembro 5, 2014 09:23

5 dicas para o ambiente não atrapalhar o seu Wi-Fi

Apesar da qualidade da banda larga depender diretamente da operadora, quando o usuário opta por redistribuir o sinal via Wi-Fi, existe uma série de fatores que podem influenciar na conexão dentro de ambientes residenciais e comerciais.

“É preciso avaliar caso a caso, pois, dependendo do posicionamento do roteador, o sinal pode ser perdido em até 100% e a operadora não é a culpada”, diz o engenheiro Allan Comploier, que recomenda a consulta de um profissional que dê dicas para otimizar a navegação por Wi-Fi antes da contratação do pacote de internet.

Segundo Allan, as falhas no Wi-Fi acontecem porque redes sem fio usam ondas de rádio para distribuir o sinal, assim como em televisões e celulares. Essas ondas, por sua vez, são transmitidas por um adaptador, como um roteador, que “escolhe” o melhor caminho para o envio e recepção de dados.

Contudo, barreiras como paredes podem atrapalhar esse caminho. Para evitar isso, confira cinco dicas na hora de escolher o ambiente em que o Wi-Fi vai ser instalado:

1) Metais e aparelhos domésticos como o micro-ondas interferem no sinal e consequentemente, diminuem a sua frequência. Escolha um local para o seu adaptador longe deles.

2) Atualize o firmware toda vez que um problema com a conexão surgir.

3) Teste todas as frequências disponíveis enquanto estiver configurando a rede para ver qual tem a melhor performance.

4) Use canais diferentes em relação a outras redes Wi-Fi. “A maioria das pessoas usa a frequência de 2.4 GHz, o que acaba congestionando todo o sistema. Se for possível adquirir um roteador que opere em 5 GHz, é melhor. Por ser dual band, ele é menos limitado”, explica Comploier.

5) Posicione o roteador de maneira que haja a menor intervenção de paredes ou portas grossas. Além disso, o aparelho deve estar a poucos metros do ambiente em que a internet será mais utilizada.

Fonte: Olhar Digital

Alexandra Marques
Por Alexandra Marques dezembro 5, 2014 09:23
Escreva um comentário

Nenhum comentário

Nenhum comentário ainda!

Deixe-me contar uma história triste! Não há comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar esse artigo.

Escreva um comentário
Ver comentários

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos requeridos estão marcados*

COMENTÁRIOS RECENTES

  • Todi

    Todi

    Ótimo obrigado.

    Ver artigo
  • Victor

    Victor

    Fiz os treinamentos de Excel Básico e Intermediário. Ambos são excelentes e proporcionam um ótimo domínio da ferramenta para que…

    Ver artigo
  • PL

    PL

    Ajudou pacas, muito prático. vlw.

    Ver artigo

AGENDA

ENCONTRE-NOS NO FACEBOOK

CADASTRE-SE PARA NOVIDADES